‘Quase me assustou’: Apple Vision Pro impressiona jornalistas em testes com vídeo espacial

O lançamento do Apple Vision Pro está chegando e hoje a jornalista Joanna Stern, do Wall Street Journal e do blog Tech Things, relatou como é usar o óculos de realidade virtual da Apple para assistir vídeos especiais gravados com o iPhone 15 Pro após ser convidada para realizar um teste.

Segundo Stern, o teste começou com a gravação de vídeos em ambientes controlados pelos jornalistas usando o iPhone 15 Pro com iOS 17, que finalmente permite gravar vídeo espacial.

O vídeo espacial utiliza as câmeras ultrawide e wide do iPhone 15 Pro ao mesmo tempo, como um sistema de gravação estereoscópica, gerando dois vídeos em 1080p que imitam a perspectiva dos olhos humanos, pois cada olho verá uma gravação e as mesclará gerando o efeito de 3D.

A jornalista afirma que todos ficaram impressionados ao assistir o vídeo no headset:

Na demo, gravei um chef de sushi segurando um pedaço de sushi. Quando eu assisti no Vision Pro, o sushi e os pauzinhos realmente pareciam 3D. Eles estavam claramente em primeiro plano, pairando mais perto de mim do que o resto das imagens. Claro que a iluminação foi perfeita durante a gravação – teremos que ver como ela se sai em condições imperfeitas.

Além do iPhone 15 Pro, o próprio Apple Vision Pro pode gravar vídeos espaciais.

Stern diz que a ideia da Apple liberando o recurso antes do lançamento do Vision Pro é incentivar as pessoas a gravarem vídeos neste formato para terem o que assistir no headset quando ele chegar ao mercado.

A Apple me mostrou alguns outros vídeos espaciais. Em uma delas, um pai contava aos filhos uma história nos fundos de um trailer. Era tão realista e aconchegante que quase me assustou. Por que estou espionando essa família aleatória? Esse é obviamente o grande apelo aqui: vídeos espaciais criam intimidade de maneiras que fotos e vídeos 2D não criam.

Infelizmente a jornalista foi proibida de tirar fotos ou gravar vídeos usando o Vision Pro, mas ela acrescenta que o dispositivo é muito confortável e intuitivo de usar.

Lance Ulanoff, do TechRadar, chamou o Vídeo Espacial de função “matadora” do Apple Vision Pro:

Agora percebo que o Vídeo Espacial pode ser a função matadora do Vision Pro. A Apple torna possível gravar vídeos estereoscópicos ou espaciais, mas apenas quando você segura o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max no modo paisagem. Para simplificar, a Apple está capturando apenas dois fluxos de vídeo de 1080p/30fps no formato HEVC. Devido ao fluxo duplo, o tamanho do arquivo é um pouco maior, criando um arquivo de 130 MB para cerca de um minuto de vídeo.

Desta forma, Ulanoff diz que o Vídeo Espacial se tornará o principal motivo para comprar um Vision Pro, pois ele é a plataforma perfeita para assistir memórias gravadas com o iPhone 15 Pro 15 Pro Max.

Outro profissional que testou o headset foi o Scott Stein, do CNET, que afirma que o Vision Pro tem imagens vívidas:

O headset Vision Pro da Apple tem qualidade e resolução surpreendentes, o que ficou claro mais uma vez quando olhei para as fotos do iPhone no fone de ouvido e as ampliei, ou visualizei fotos panorâmicas em um modo envolvente que fez parecer que eu estava em uma recriação imersiva vívida de um local, semelhante a uma foto de 360 graus. Os vídeos espaciais parecem ótimos, mas senti o desejo de vê-los em 60fps, 4K ou ambos mais fluidos. Quem sabe um dia.

As únicas limitações do Vídeo Espacial são a resolução e a edição, pois os arquivos somente podem ser cortados e modificados no Vision Pro e no iPhone, mas a Apple prometeu que isto mudará em 2024 com uma atualização do Final Cut.

FONTE:

https://www.tudocelular.com/apple/noticias/n214124/quase-me-assustou-apple-vision-pro-e-testado-por-jornalistas.html