Designers criam padaria movida à energia humana

Instalada em um acampamento infantil, as pedaladas dos pequenos produzem a massa e assam os pães consumidos no local

Muita gente pratica exercícios físicos para poder comer o que quiser mais tarde. Na padaria Brawn & Bread, desenhada pelo Studio Micat, exercitar-se é obrigatório para conseguir um pãozinho. Instalada em um acampamento infantil no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, a engenhoca é abastecida por meio de duas bicicletas, que geram energia para a produção da massa do alimento.

Duas bicicletas ficam instaladas na parte de trás da padaria (Foto: Dezeen/ Reprodução)

A estrutura conta com um moedor de farinha e um forno. Ela foi criada para que as pessoas se lembrem do esforço físico necessário para cozinhar. “O bread gym é um lembrete pequeno, mas significativo sobre o esforço necessário para produzir um produto essencial diário. Esperamos inspirar uma atitude mais respeitosa em relação a um simples pão“, afirma o Studio Micat em uma descrição do projeto. “Isso reconecta o esforço e a recompensa, exigindo um treino do corpo todo dos usuários e, ao fazê-lo, fornece o sustento para reabastecer o organismo, posteriormente”.

Madeira, tijolos e concreto são forma à padaria (Foto: Dezeen/ Reprodução)

O processo começa pelo transporte de sacos de grãos até o topo da estrutura metálica, por meio de um guincho. Dali, os pacotes são esvaziados à mão e divididos em dois funis, para que o grão caia controladamente em um moinho, movido pela energia das pedaladas.

Os designers projetaram o instrumento, mas a montagem foi feita por 80 crianças que acampavam no local em agosto de 2018. Depois da construção, o equipamento passou a produzir pão suficiente para 150 campistas e os funcionários do local.

Ao lado das bicicletas, um moinho vertical é responsável por transformar os grãos de trigo em farinha (Foto: Dezeen/ Reprodução)

FONTE: CASA E JARDIM