EMPRESA DESENVOLVE SAPATOS CIBERNÉTICOS PARA REALIDADE VIRTUAL

Acessório da austríaca Cybershoes permite que as pessoas caminhem livremente em jogos e outros ambientes de realidade virtual enquanto permanecem sentadas em uma cadeira giratória.

Cybershoes: sapatos permitem que jogadores se movimentem em games de realidade virtual de forma mais barata (Foto: Divulgação)

A realidade virtual traz diversas novidades para o mercado de games. Com a tecnologia, é possível oferecer uma experiência mais imersiva para quem joga. No entanto, ainda é necessário aprimorar alguns aspectos dessa nova forma de jogar. Os deslocamentos são uma delas. Como fazer com que um jogador corra no game sem o risco de que se machucar ou destruir um objeto do ambiente onde ele está jogando?

As esteiras omnidirecionais são, atualmente, a principal solução a esse problema. Com elas, é possível se deslocar emqualquer direção em um universo virtual sem que, de fato, as pessoas saiam do lugar.  O problema é que essas esteiras são grandes, caras e, consequentemente, inviáveis em muitas situações.  Não é qualquer jogador que possa ou queira ter um desses equipamentos na sala de casa.

É nesse cenário que a Cybershoes entra para fazer a diferença. A startup austríaca desenvolveu um acessório de realidade virtual que garante a mesma liberdade de movimento das esteiras omnidirecionais sem seus inconvenientes.

As esteiras omnidirecionais são uma das alternativas para os deslocamentos em games de realidade virtual (Foto: Divulgação)

As esteiras omnidirecionais são uma das alternativas para os deslocamentos em games de realidade virtual (Foto: Divulgação)

O Cybershoes deve ser calçado e permite que seus usuários caminhem e corram pelo ambiente virtual enquanto estão acomodados em uma cadeira giratória comum, deslizando os pés sobre qualquer estrutura plana e macia. Os sensores instalados no acessório encarregam-se de rastrear esses passos.

“A realidade virtual é um espaço sem fim, mas não é possível andar nesse espaço”, disse Michael Bieglmayer, inventor e CEO da Cybershoes. “O Cybershoes é a solução para esse problema. O acessório aprimora a experiência imersiva, já que possibilita aos jogadores controlar a jogabilidade através de movimentos naturais. Além disso, pode ser usado por qualquer pessoa com um sistema de realidade virtual e um assento giratório”, diz.

O Cybershoes é compatível com qualquer jogo de realidade virtual e, segundo a empresa, funciona com a plataforma de games SteamVR e com outros acessórios, como os óculos Vive, da HTC, Rift, da Oculus, e Windows Mixed Reality, da Microsoft. O produto não deve, porém, ficar limitado ao universo dos jogos.

A startup acredita que seus sapatos cibernéticos possam ser empregados em treinamentos, eventos, planejamento de instalações industriais, programas de reabilitação física e pré-visualizações em projetos de construção e arquitetura.

A Cybershoes vai lançar campanha de crowdfunding (Foto: Divulgação)

A Cybershoes vai lançar campanha de crowdfunding em agosto (Foto: Divulgação)

A Cybershoes não divulgou o preço estimado do produto, mas planeja iniciar campanha na plataforma de crowdfunding Kickstarter em agosto e já abriu para os interessados a opção de fazer inscrição antecipada para obter um desconto. O lançamento comercial do Cybershoes está previsto para 2019.

FONTE: PEGN