IA soberana: o que está por trás da nova revolução industrial

IA Soberana significa que seu país detém o controle de seus próprios dados, sejam eles de cidadãos, empresas ou governo. Entenda mais neste texto de Cristiano Kruel, Chief Innovation Officer e sócio da StartSe.

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, defendeu a IA Soberana. Ele disse:

“Nos últimos seis meses, houve um despertar em cada país: a IA não é uma tecnologia para se mistificar ou se aterrorizar. Você tem que encontrar uma maneira de ‘se ativar’ para tirar vantagem disso.

E a razão para isso é o início de uma nova Revolução Industrial. E esta revolução é sobre a produção, não de energia, nem de alimentos, mas a produção de inteligência. E cada país precisa possuir a produção de sua própria inteligência, e essa é a razão para essa ideia chamada IA Soberana.”

MAS AFINAL, O QUE É IA SOBERANA?

IA Soberana significa que seu país possui seus próprios dados, ninguém mais os possui. Significa que você mantém e codifica a inteligência da sua sociedade, sua cultura, seu senso comum e sua história. Você possui seus dados, refina esses dados e possui sua inteligência nacional.

Agora eu aqui pensando alto:

1 – Nvidia tem interesse direto nisto, visto que vende o hardware, as GPUs para processar está nova onda de tecnologias de IA.

2 – O discurso foi dado no World Government Summit em Dubai, ou seja, direto para seus clientes e potenciais.

3 – Quem entrevistou ele foi o Sultão Alolama (EAU) considerado o primeiro ministro de IA do mundo, que completou: “É isto que estamos fazendo aqui nos Emirados.”

FONTE: https://www.startse.com/artigos/ia-soberana-o-que-esta-por-tras-da-nova-revolucao-industrial/