Suíça vai registrar drones e operadores para controlar tráfego aéreo

Sistema de gerenciamento do espaço aéreo do país visa aumentar segurança

A Suíça planeja controlar os drones em seu espaço aéreo para aumentar a segurança no uso desses equipamentos. O país europeu tem planos de incluir os aparelhos em seu sistema de controle de tráfego. Para isso, irá rastrear os drones e registrar seus operadores.

Segundo a a Ars Technica, para que a iniciativa se torne realidade, uma parceria foi firmada entre a Skyguide, controladora do tráfego aéreo na Suíça, e a norte-americana AirMap, dona de uma plataforma de gerenciamento de espaço aéreo para drones. Em junho, os dados da controladora suíça migrarão para a plataforma da AirMap, a AirMap UTM.

A primeira fase do projeto será o registro tanto dos veículos como de seus operadores. A segunda será permitir contato dos operadores com o sistema para que eles chequem a disponibilidade do tráfego para suas viagens. Entre a terceira e a quarta fase, está previsto o aumento da autonomia dos drones e do sistema. Restrições geográficas também serão definidas, o que significa que a circulação dos drones não poderá acontecer sobre qualquer lugar.

Todo o esforço faz parte de uma iniciativa da União Europeia e da Eurocontrol chamada U-Space, que visa promover segurança de milhões de drones no acesso ao espaço aéreo europeu. Entre os planos da U-Space, está incorporar os drones a um novo modelo de negócio. Mas para que isso ocorra, o sistema de gerenciamento deve ser eficiente.

O Unmanned Aircraft System Traffic Management, sendo desenvolvido pela NASA, é também um sistema de controle de drones, mas segundo a Ars Technica, tem um modelo mais modesto.

https://www.youtube.com/watch?v=XuwZR0lUeu8

FONTE: ÉPOCA