Investigação diz que Facebook lê mensagens do WhatsApp; plataforma nega

Um dos recursos mais importantes do WhatsApp é a privacidade, com a criptografia de ponta a ponta o mensageiro diz que ninguém pode ter acesso ao conteúdo de mensagens trocadas na plataforma, nem mesmo o Facebook, empresa dona do aplicativo. No entanto, uma investigação mostra que isso pode não estar acontecendo.

Segundo a ProPublica, o Facebook contrata funcionários em diversas partes do mundo para ler mensagens do WhatsApp e moderar seu conteúdo, que em teste estaria totalmente privado. “Mais de 1.000 trabalhadores contratados enchendo andares de prédios de escritórios em Austin, Texas, Dublin e Cingapura, onde examinam milhões de partes do conteúdo dos usuários”, diz um trecho do documento.

Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock

Facebook e WhatsApp

A investigação diz que esses contratados passam o dia lendo conteúdo denunciado por usuários ou sinalizados pelo próprio algoritmo da plataforma. O Facebook alega que os funcionários estão ali para lerem mensagens denunciadas por abuso e que nesses casos podem ter acesso “as mensagens mais recentes enviadas a você pelo usuário ou grupo denunciado no WhatsApp”.

O mensageiro também diz que a criptografia impede que as equipes tenham acesso a mensagens e ligações, mas que apenas no caso de denúncias eles conseguem ver o conteúdo. “O WhatsApp fornece uma maneira para as pessoas denunciarem spam ou abuso, o que inclui compartilhar as mensagens mais recentes em um bate-papo”, diz o comunicado.

“Esse recurso é importante para prevenir o pior abuso na Internet. Discordamos veementemente da noção de que aceitar relatórios que um usuário opta por nos enviar é incompatível com a criptografia de ponta a ponta”, completa.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/09/08/internet-e-redes-sociais/investigacao-diz-que-facebook-le-mensagens-do-whatsapp-plataforma-nega/