Estudantes exploram a criatividade para buscar vaga em disputa nacional de robótica

Alunos das redes pública e privada construíram os próprios robôs para participarem da etapa estadual. Vencedores vão representar o Amapá na Olimpíada Brasileira.

Estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares de MacapáSantana Laranjal do Jari, participam neste sábado (1º) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição classifica duas equipes para representar o Amapá na etapa nacional da disputa, em novembro.

Érika Bezerra, coordenadora estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, fala que além de uma competição o momento serve para apresentar ao estudante o mundo da robótica.

“O objetivo é despertar em nossos jovens talentosos o interesse de ingressar no mundo da robótica, da inovação e da tecnologia. Antes de ser competição é um momento de integração e compartilhamento de conhecimento”, ressaltou a coordenadora.

As equipes de estudantes foram divididas em duas categorias de acordo com a escolarização dos integrantes. O objetivo da competição consiste em simular um resgate de incêndio com os robôs criados pelas equipes.

studante Gabriel Ferraz se diz um apaixonado pela robótica (Foto: Victor Vidigal/G1)

O estudante Gabriel Ferraz, de 14 anos, montou uma equipe com amigos para participar da competição. Ele se diz um apaixonado pela robótica, espaço em que ele pode praticar os conhecimentos em disciplinas como matemática e física.

“Eu enxergo na robótica uma forma muito boa para poder executar conhecimentos e aptidões de matérias das ciências exatas e da natureza, que eu particularmente gosto muito”, disse o estudante.

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece desde 2011 no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Robôs criados por estudantes participam de disputa (Foto: Victor Vidigal/G1)

Robôs criados por estudantes participam de disputa (Foto: Victor Vidigal/G1)

FONTE: G1