Pata ganha prótese 3D após amputação

Animal nadou pela primeira vez na quinta-feira (23) com uma prótese flexível feita de silicone e se recupera na casa de uma veterinária em BH.

Após um incidente, a pata Margarida, de 3 meses, teve sua patinha amputada. Para não ter que submeter o animal a eutanásia, a veterinária Marcela Ortiz, de Belo Horizonte, especialista em animais silvestres e exóticos, fez uma prótese em uma impressora 3D para o filhote.

De acordo com Marcela, um fio de cabelo agarrou na patinha de Margarida, cortando a circulação. Quando chegou ao veterinário, o membro já estava necrosado e teria que ser amputado. “Se ela ficasse assim, nunca mais conseguiria nadar. Isso faz parte do seu ciclo de vida. Ela não poder nadar, é tão cruel que íamos ter que fazer eutanásia”, contou.

Como solução, Marcela tentou fazer uma placa em casa, a partir de papel EVA. “Na hora que coloquei, de teste mesmo, Margarida já saiu andando toda feliz. Todo mundo começou a chorar na clínica”, lembrou a veterinária.

Prótese improvisada da pata Margarida feita com papel E.V.A. (Foto: Marcela Ortiz/Arquivo Pessoal ).

Por uma estagiária, Marcela descobriu uma impressora 3D em uma faculdade de Belo Horizonte. A técnica em modelagem Natália Romagna Rodrigues do Fab Lab Newton ficou com dó da “gambiarra” e a ajudou a fazer um modelo melhor, sob a supervisão de Carla Werkhaizer. De acordo com a veterinária Marcela Ortiz, a impressora 3D do Centro Universitário Newton Paiva é de um modelo ainda difícil de encontrar no Brasil.

Como o bichinho está em fase de crescimento, é necessário fazer um novo molde a cada três semanas. Na quinta-feira (23), Margarida nadou pela primeira vez, com uma prótese feita de silicone.

A veterinária explicou que quando o animal se recuperar, voltará para a ninhada. “Ela não pode ficar junto agora, pois vai tentar nadar e pode acabar se afogando, mas já está ganhando musculatura na água”, disse.

Margarida está se adaptando bem e a expectativa é que ela volte para sua família em breve. Enquanto isso, ela está de hóspede na casa de Marcela.

Pata Margarida medindo a pata para ser feita uma prótese 3D (Foto: Marcela Ortiz/Arquivo Pessoal)

Pata Margarida medindo a pata para ser feita uma prótese 3D (Foto: Marcela Ortiz/Arquivo Pessoal)

FONTE: G1