App de bicicletas Bike Sampa completa um ano e ganha novas funções

Plataforma entrou em operação em 30 de janeiro de 2018, na cidade de São Paulo. Número de viagens em cima das “magrelas” aumentou em treze vezes

As bicicletas compartilhadas se tornaram um dos meios de transporte mais populares nas grandes metrópoles. Uma dessas opções é o Bike Sampa que, junto do aniversário da cidade de São Paulo, na última sexta-feira (25), completou um ano desde a implementação de um novo sistema.

A plataforma, que começou a operar no dia 30 de janeiro de 2018 em São Paulo, tem tecnologia da PBSC Urban Solutions, melhor solução de compartilhamento de bicicletas do mundo. A novidade deixou a experiência do compartilhamento de bicicleta na cidade mais segura, confortável, eficiente e sustentável. O modelo implementado é o mesmo utilizado nas principais cidades mundiais, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Barcelona e Toronto. São Paulo foi a segunda capital brasileira a ter as bicicletas renovadas, logo depois de Recife.

Em um ano de novo sistema, o Bike Sampa aumentou em treze vezes o número de viagens, ganhou 2.500 novas bicicletas nas ruas e 198 estações. O projeto é patrocinado pelo Itaú Unibanco e operado pela Tembici.

Novo app

O aniversário de um ano também marca o lançamento de um novo aplicativo do Bike Itaú, com layout renovado, linguagem moderna e um uso mais intuitivo. Diversas funcionalidades serão implementadas ao longo do primeiro semestre, mas agora os usuários já terão um cadastro facilitado – unificado com todas as cidades que possuem o projeto -,que permitirá a conclusão sete vezes mais rápida que na versão anterior, comunicação por push e um passo a passo ilustrado para utilização do serviço.

De acordo com as duas empresas, a expectativa é que todos os usuários tenham o novo app até o dia 5 de fevereiro. No mês seguinte, em março, entre as novas funcionalidades que serão incluídas, está a visão personalizada do mapa, que será diferente para o usuário que não está com uma bike em uso para aquele que estiver em viagem, mostrando de forma simplificada a quantidade de bicicletas ou vagas disponíveis nas estações.

Nessa mesma atualização também será adicionada uma contagem de tempo automática após a retirada da bike, que avisará quando estiver próximo de vencer o período máximo de uso com sinalização sonora e vibra, dependendo da configuração escolhida. O app mostrará ainda ciclovias e ciclofaixas disponíveis na região da pedalada, ajudando o ciclista a escolher o melhor caminho.

Já em abril, será possível ver o trajeto percorrido ao finalizar uma viagem, com informações da mesma, e até compartilhar nas redes sociais, além da avaliação da pedalada com estrelas e possibilidade de reportar problemas com a bicicleta no próprio app.

FONTE: PCWORLD