Tim Cook fala sobre AR/VR em entrevista e aumenta expectativas

Em entrevista concedida à revista GQ, o CEO da Apple Tim Cook fez algumas declarações sobre o mercado de realidade virtual/aumentada. Mesmo que não tenha anunciado o aguardado headset Reality Pro, as falas do executivo foram capazes de aumentar as expectativas em relação ao produto.

Cook indicou que mudou de ideia em relação aos dispositivos vestíveis com AR/VR, quando confrontado com falas antigas em que se mostrou cético. Anteriormente ele disse que óculos eram uma alternativa “intrusiva, em vez de deixar a tecnologia em um plano de fundo” — agora, a visão dele é diferente:

“Meu pensamento sempre evolui. Steve [Jobs, ex-CEO da Apple] ensinava: nunca se case com as convicções do passado.”

Agora, o executivo aponta que vê muitos potenciais com a tecnologia AR, já que “a ideia de adicionar camadas no mundo físico com elementos do mundo virtual pode aumentar a capacidade de comunicação e conexão das pessoas”.

Ele ainda deu exemplos mais práticos, relacionados à produtividade e lazer. Apontando para um painel de vidro, Cook disse que “poderia medi-lo, se quisesse”, ou olhar a uma obra de arte virtual posicionada por ali.

O mercado de dispositivos vestíveis com AR/VR não está nos seus melhores dias, já que linhas de produtos como Google Glass e Meta Quest não fizeram tanto sucesso quanto se esperava há alguns anos. Contudo, esta realidade não assusta Tim Cook, que relembrou alguns princípios que a Apple traz quando entra em um mercado:

“Será que podemos fazer uma contribuição significativa, algo que os outros não fazem? Podemos dominar a tecnologia primária? Eu não estou interessado em encaixar peças das coisas dos outros.”

Ele também dispensou os ares de ceticismo que pairam quando se fala de novos produtos, afirmando que “quase tudo o que fazemos é cercado de céticos”. Segundo ele, essa realidade é ampliada quando se trata de algo muito inovador.

As falas de Cook foram publicadas algumas semanas antes da próxima WWDC, evento que deve marcar o lançamento do primeiro headset de realidade mista da Apple. Alguns fãs mais entusiastas da marca entendem que ele poderá proporcionar uma revolução tecnológica similar ao que foi visto com o primeiro iPhone, em 2007.

A conferência acontecerá no dia 5 de junho, em data já marcada pela Apple. No pôster de divulgação, imagens com contornos sugestivos reforçam a possibilidade da chegada do headset.

FONTE: https://canaltech.com.br/wearable/tim-cook-fala-sobre-arvr-em-entrevista-e-aumenta-expectativas-245480/