Tecnologia e educação para alfabetizar quem ajuda a salvar o mundo

Samsung cria projeto para transformar a realidade de quem lida com coleta de resíduos em geral no país

Talvez você não faça ideia, mas, só na capital paulista, cada pessoa gera 1,6 quilo de resíduos todo dia, o que dá uma imensa montanha de descarte de 20 mil toneladas. O cálculo, recente, é da Universidade de São Paulo (USP). E, proporcionalmente, a situação não é tão diferente em outros cantos do Brasil. Para um desenvolvimento sustentável, aqui e em qualquer outro lugar do planeta, só há uma saída: produzir menos resíduos e reciclar cada vez mais.

Uma figura-chave para que esse plano de um mundo melhor dê certo é quem coleta, separa e trata resíduos no nosso país. Atualmente, eles somam 800 mil brasileiros e são responsáveis por nada menos que 90% de todo os resíduos reciclado no Brasil, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Pensando nessas pessoas, que em alguns casos não sabiam ler e/ou escrever, a Samsung desenvolveu o projeto Alfabetização Cidadã – da digital ao digital, que tem como objetivo usar a tecnologia para auxiliar 300 adultos, entre 18 e 83 anos, que trabalham no descarte de resíduos em geral. Essas pessoas, até então, utilizavam somente as digitais para assinar o próprio nome.

Alfabetização Cidadã (Foto: Divulgação / Samsung)

Para cuidar da área pedagógica, a Samsung escolheu como parceiro o Instituto Paulo Freire, que gerencia as 28 turmas espalhadas na grande São Paulo desde outubro de 2017. Todos os espaços receberam TVs e notebooks e, além disso, cada participante ganhou um smartphone novo, com um plano de dados 3G e o app Palma, da IES2, já instalado para alfabetização.

Os resultados têm sido incríveis, trazendo aos alunos, por meio da aquisição da leitura e da escrita, uma autonomia e independência no dia a dia que antes era impensável. Abrem-se novas perspectivas de vida para um futuro mais inclusivo e sustentável.

 Uma forma de também fazer parte desse movimento é descartar corretamente os seus eletrônicos sem uso. A Samsung incentiva esse comportamento por meio de suas lojas, que são equipadas com urnas para a coleta de eletrônicos de pequeno porte, encaminhando-os assim para o destino correto.
Alfabetização Cidadã (Foto: Divulgação / Samsung)

Alfabetização Cidadã (Foto: Divulgação / Samsung)

O projeto faz parte do programa Samsung Social.

Para informações sobre o descarte de outros produtos e saber qual o endereço mais próximo de sua casa, acesse www.samsungsocial.com.br

FONTE: TECH TUDO