mar 17

Startup paranaense faz recrutamento exclusivo para área de TI

ICON Talent é uma empresa formada por especialistas de Tecnologia da Informação com experiência de mercado em Recrutamento e Seleção que atua desde o levantamento técnico e comportamental até o feedback dos candidatos, em todo o Brasil

O mercado de Tecnologia da Informação deve crescer 10,5% no Brasil em 2019, embalado por processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias e pela venda de PCs, tablets, smartphones, impressoras e outros dispositivos. Essa é a previsão do IDC Brasil (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria). Esse movimento em acelerado crescimento mudou o perfil do profissional requisitado para área de TI, com novos perfis e relacionamento dentro das empresas, startups e negócios. Porém, a exclusividade de recrutamento especializado em TI ainda é uma novidade no mercado brasileiro.

“A TI precisa estar voltada ao negócio e o negócio precisa de estar voltado à TI. Por isso, as competências técnicas e comportamentais dos candidatos precisam caminhar juntas”, lembra Christina Curcio, doutora em administração pela Florida Christian University (FCU) e sócia-fundadora da ICON Talent, empresa paranaense especializada em recrutamento exclusivo para a área de Tecnologia da Informação (TI) para empresas, startups e projetos no Brasil e no exterior. Em resumo, a ICON Talent é uma empresa liderada por profissionais com formação e experiência em TI, com atuação em gestão em multinacionais e atentos às “dores” dos clientes.

Capacitação constante é fundamental para manter a empregabilidade na área de tecnologia

As executivas ainda orientam que palestras, cursos online, melhorias constantes na capacitação técnica são requisitos fundamentais em qualquer área de atuação. Porém, hoje em TI um aspecto antes pouco trabalhado ganhou destaque nos últimos anos: a comunicação. “O profissional de TI antes vivia em uma área completamente isolada das outras dentro da empresa. Hoje é diferente. O profissional da TI precisa estar atento ao negócio, se aproximar das outras áreas, entender as reais necessidades de cada uma delas e apresentar soluções. Além disso, ele precisa saber como cada área faz uso das soluções tecnológicas por ele apresentadas”, explica Janaina Lima, pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico na PUC-PR e sócia da ICON Talent.

Liderança e dinamismo

O perfil introspectivo do profissional de TI está mudando, principalmente por causa das novas tendências e o crescimento de startups no mercado. Os projetos passam por constantes mudanças e inovações ainda quando estão em andamento. Sendo assim,“é preciso trabalhar a liderança e ter aquele brilho nos olhos sempre e ser muito dinâmico. O trabalho em equipe ganha cada vez mais força no mercado, principalmente com as startups em que a resposta precisa ser rápida”, ressalta Janaina.

5 Pontos para o “Perfect Match”

A ICON Talent desenvolveu uma metodologia de recrutamento e seleção que leva em consideração 5 pontos para alcançar o “perfect match” (encontro perfeito) entre a vaga e o candidato procurado por empresas, startups e negócios. Confira:

1-  Levantamento técnico das necessidades da TI e do Recursos Humanos das empresas;

2-  Elaboração do teste técnico de validação do candidato ou candidata para apresentação aos gestores da área de TI;

3-  Análise de Perfil comportamental do candidato ou da candidatada;

4-  Processo de recrutamento e seleção do profissional de TI em língua estrangeira (quando exigida), desde o início do processo de seleção;

5-  Follow up duplo no primeiro mês do recrutado ou recrutada na empresa;

Saiba mais no http://www.icontalent.com.br/

FONTE: RIC MAIS