Conheça o hub Gyntec, de Goiânia, que promove inovação no Centro-Oeste do Brasil

A sede física de 500 m² reúne 13 empresas e oferece um espaço de coworking, promovendo cursos, pesquisas, eventos e mentorias.

Criado em janeiro de 2016 na capital de Goiás, o hub de inovação Gyntec foi idealizado por Marcos Bernardo, Felipe Pinho e Cidinaldo Boschini, sócios da empresa Sírius Venture Capital, e Paulo Roberto da Costa, da incorporadora Tropical Urbanismo. Hoje, a sede física reúne 13 empresas trabalhando no local, oferecendo um coworking e promovendo eventos, cursos, pesquisas e mentorias.

Época NEGÓCIOS, Marcos contou que a ideia nasceu porque queriam investir em startups e aumentar a cultura de tecnologia voltada para uma economia digital, colocando a cidade no cenário mundial de tecnologia e inovação. O trio já estava à frente de fundos de Venture Capital na Sírius e conseguiu tirar o projeto do papel graças a um investimento de R$ 5 milhões.

“Viajamos para Israel em 2017, Vale do Silício em 2018 e Web Summit Portugal em 2019 para abrir oportunidades de negócios e networking para grupos de empreendedores e investidores-anjos goianos no exterior”, diz.

Atualmente, o hub conta com uma aliança estratégica com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Funtec – Fundação de Desenvolvimento Tecnópoles.

Em suas frentes de atuação estão o “Gyntec coworking” com recepção, auditório, salas para reuniões e estações de trabalho, o “Gyntec Academy”, voltado à educação em gestão de tecnologia e inovação, e o “Instituto Gyntec”, que reúne o ecossistema de startups.

Entre os projetos de destaque desde sua fundação estão o desenvolvimento de pesquisas na área de inteligência artificial, com a Pharmacia Artesanal, o ‘City bus 2.0’, da HP Transportes, para transporte público, e uma iniciativa de ESG para a Petrobras.

Condomínio empresarial

Desde o ano passado, os sócios buscam criar um polo físico de tecnologia onde antes ficava um espaço vazio na região norte de Goiânia. O “condomínio empresarial” foi aprovado pelo plano diretor da cidade em 2023 para atrair investimentos de empresas — que podem comprar um terreno e se instalar no local.

O hub Gyntec ocupa um espaço de 500 m2 e foi o primeiro a povoar a área de 100 mil m² do bairro ‘Goiânia 2’. Ao todo, 16 companhias já possuem projetos para ocupar o espaço, segundo o executivo.

“Nós estamos numa crescente de inovação em Goiânia. O próximo passo é reunir as empresas tech dentro deste polo e distrito industrial da região norte. Para isso, estamos fazendo um trabalho em conjunto com a prefeitura, com incentivos fiscais, para trazermos PhDs e tecnologia”, disse Bernardo.

Para o segundo semestre de 2024, está prevista também a inauguração de uma segunda sede física do hub em Aparecida (GO), município vizinho onde ficam as indústrias de Goiânia e que, para os fundadores, teria grande potencial de crescimento tecnológico.

Gyntec

O que é: hub de inovação
Fundação: 2016
Endereço: Av. Pedro Paulo de Sousa, n. 3, Quadra HC02, Lote 02, Setor Goiânia 2, Goiânia (GO)
Número de empresas: 13
Mais informações no site.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2024/04/conheca-o-hub-gyntec-de-goiania-que-promove-inovacao-no-centro-oeste-do-brasil.ghtml