Startup cria chapéu que brilha no escuro e pode ser carregado com energia solar

O Solar Charged Hat pode ser carregado instantaneamente por qualquer fonte de luz, desde uma lanterna de iPhone até a luz solar. Depois de carregado, o chapéu emite um brilho radiante em ambientes escuros.

Ciclistas e diferentes profissionais, como guardas de trânsito, precisam usar roupas chamativas para manter a segurança enquanto circulam por alguns lugares. Peças em tons de verde e laranja neon, por exemplo, são utilizadas para facilitar a visibilidade e evitar acidentes. Neste contexto, a startup Vollebak criou um chapéu que atinge a cor verde neon após ser carregado com energia solar.

De acordo com a a startup, que foca no desenvolvimento de inovações na moda, o Solar Charged Hat pode ser carregado instantaneamente por qualquer fonte de luz, desde uma lanterna de iPhone até a luz solar. Depois de carregado, o chapéu emite um brilho radiante em ambientes escuros.

Segundo o site DesignTaxi, o item é equipado com um material de três camadas resistente à água e ao vento, forrado com lã e isolado para aquecer em frio extremo. No exterior, o chapéu transforma-se num verde vívido e brilhante após ser carregado, oferecendo visibilidade durante passeios noturnos.

Solar Charged Hat — Foto: Divulgação/Vollebak

A membrana da roupa atua como uma planta, absorvendo a luz solar para aumentar seu brilho. A tecnologia por trás disso é simples: quanto mais intensa e mais longa for a exposição à luz, mais brilhante e duradouro será o brilho.

O chapéu também permite que o usuário desenhe em sua superfície usando a fonte de luz, tornando-o uma peça divertida e interativa.

“Ele é ideal para viagens pela natureza, onde a poluição luminosa é mínima. O brilho do chapéu pode persistir por até 12 horas, transformando-se gradualmente em um brilho ‘fantasmagórico'”, diz a empresa em comunicado.

Vendido por US$ 395 (cerca de R$ 1.943), o chapéu inclui um cordão elástico para ajustes, e chega para completar a coleção de inverno da Vollebak, que inclui ainda uma jaqueta feita do mesmo material.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2023/11/startup-cria-chapeu-que-brilha-no-escuro-e-pode-ser-carregado-com-energia-solar.ghtml