Rio de Janeiro passa a usar drones falantes na prevenção de afogamentos no litoral

Em 2024, o trabalho do Corpo de Bombeiros nas praias de todo o estado do RJ vai contar com o auxílio da tecnologia: drones com alerta de voz vão avisar banhistas em perigo tanto no mar como nas encostas.

Rio de Janeiro vai passar a usar drones falantes na prevenção de afogamentos no litoral.

A placa avisa: não entre. A bandeira vermelha está lá. Só que não inibe todos os banhistas. O resultado da combinação ousadia e mar agitado é o aumento alarmante dos números de afogamentos nas praias do estado do Rio de Janeiro neste início de 2024.

Até o dia 11, foram 2.651 resgates no mar – quatro vezes mais do que no mesmo período de 2023. O estudante Francisco Pontes, de 15 anos, está na estatística – ele e três amigos.

“Veio duas ondas mais fortes e quando a gente levantava já estava sem dar pé, na vala assim, puxando bastante. A gente nadava, mas não saia do lugar”, conta Francisco.

Um dos amigos teve que ser salvo de helicóptero, como mostram as imagens.

Em 2024, o trabalho do Corpo de Bombeiros nas praias de todo o estado do Rio vai contar com o auxílio da tecnologia: drones com alerta de voz vão avisar banhistas em perigo tanto no mar como nas encostas. Os drones emitem os alertas em português e em inglês.

A bronca alcança uma distância de 20 metros. Em dias de praia lotada, os drones poupam tempo e esforço dos bombeiros humanos. Vão começar a aparecer nas praias do Rio de Janeiro este fim de semana.

Quem capricha na pose tem que caprichar também na segurança. Em 2023, 17 pessoas morreram ao tentar tirar fotos em encostas e mirantes do Rio.

“O equipamento chegou para fazer uma mudança às vezes na nossa prevenção. Desde quando a gente não tem acesso, ele simplesmente faz o lançamento do drone e faz a transmissão da informação ali”, diz o subtenente André Barros, piloto remoto.

“Além disso, também, vai trabalhar na areia orientando, conseguindo mapear crianças que se perderem. Vai ajudar a gente com essas imagens para que em toda a orla a gente consiga se comunicar e achar o responsável o quanto antes”, conta o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio.

O drone falante levanta voo para salvar vidas, e o vendedor Alex Gomes levanta a voz. Ele trabalha na praia e quase morreu afogado em 2023. Agora, assim como os drones, também emite alertas o tempo todo.

“Falo: ‘Pessoal, o mar está batendo, não entra, não, está arriscado’. Como eu já passei, não quero que alguém passe a mesma coisa que eu passei, que não é fácil, não”, diz Alex Gomes.

FONTE:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/01/12/rio-de-janeiro-passa-a-usar-drones-falantes-na-prevencao-de-afogamentos-no-litoral.ghtml