Realidade virtual ganha status entre construtoras

Consumidor pode ‘visitar’ imóvel com óculos 3D ou ‘tocá-lo’ em maquete eletrônica

Uso de tecnologia: interessado pode saber como ficará o imóvel depois de pronto e até como investir na decoração dentro da residência – Divulgação

A realidade virtual vem se popularizando no setor imobiliário. Já é possível, por exemplo, o consumidor fazer um ‘tour’ por empreendimentos disponíveis no mercado utilizando óculos 3D. Ou até mesmo ter acesso a uma maquete eletrônica onde seja possível conhecer um apartamento ainda não construído por meio de toque dos dedos (touch screen). E assim o interessado circula pelos cômodos do imóvel, pela área de lazer… Bom, né?

O consultor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), Roberto Lira, acha que sim. Ele explica que esse tipo de tecnologia é vantajoso não somente para o interessado em um imóvel como também para o mercado como um todo. “É uma possibilidade de o consumidor interagir perfeitamente com o produto, podendo ‘visitar’ o imóvel à distância”, diz Roberto Lira.

Além da possibilidade do interessado ver diversos empreendimentos sem se deslocar, as novas tecnologias permitem ao consumidor fazer simulações. Inclusive, ele pode levantar opções de decoração, adequando os ambientes à disposição dos móveis da forma que achar melhor. A realidade virtual também pode contribuir para as construtoras fazerem eventuais ajustes em seus projetos.

“Hoje, a realidade virtual vai muito além de uma maquete eletrônica. Estamos entrando num momento em que é possível visualizar cada passo previamente e levantar o custo dos materiais utilizados de forma automatizada. Isso é bom”, explica Guilherme Tonelli, engenheiro da Cyrela.

Construtoras

A Rio Oito, por exemplo, utiliza a tecnologia no estande do Cenário da Montanha, empreendimento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ que está sendo construído em Itaipava. Mariliza Pereira, diretora da empresa, explica que o interessado recebe um óculos 3D para fazer um tour virtual.

“É possível visualizar apartamentos e andares, e, como temos muita área verde em torno do empreendimento, resolvemos usar esse recurso principalmente para mostrar ao cliente a variação das vistas de acordo com blocos e andares”.

Segundo Mariliza, a grande vantagem para o consumidor é a experiência de ver as imagens em 360°. “É como se as pessoas estivessem na varanda do apartamento. Elas conseguem ver parte dessa área e parte da sala, além de ter acesso à paisagem externa”, comenta.

Tem ainda a Avanço Realizações Imobiliárias. A empresa também oferece a tecnologia do óculos 3D em todos os lançamentos do selo ‘Now’. Dessa forma, o interessado pode visualizar as áreas de lazer e as dependências da cobertura. Por fim, a startup imobiliária EmCasa também inclui a realização de ‘visitas’ online por meio de tours em 3D nos imóveis.

FONTE: O DIA