Polícia de cidade japonesa vai usar inteligência artificial para prever hora e local de crimes

O SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA POLÍCIA JAPONESA VAI USAR REGISTROS DE 1 MILHÃO DE CRIMES (FOTO: CARL COURT/GETTY IMAGES)

A polícia municipal da cidade de Kanagawa, no Japão, criou um sistema supostamente capaz de prever quando e onde crimes e acidentes têm mais chances de ocorrer, baseado em inteligência artificial e análise de dados. De acordo com o jornal local Asahi, o sistema é o primeiro do tipo criado no país e deve começar a ser testado em 2020.

A tecnologia irá usar inteligência artificial para analisar dados de aproximadamente 1 milhão de crimes e 800 mil acidentes que ocorreram no passado.

A expectativa é de que o sistema incorpore também registros sobre idade e sexo das pessoas envolvidas, sobre a forma como os crimes foram cometidos e detalhes sobre os acidentes reportados. Outra variável que a tecnologia vai levar em consideração é o tempo e os dados sobre o terreno e prédios em volta de onde o crime ocorreu.

Os policiais da cidade já usam outro sistema que mostra as áreas e períodos do dia em que os crimes mais ocorrem para guiar as patrulhas.

FONTE: ÉPOCA NEGÓCIOS