jun 22

Google promove treinamento gratuito para inserir mulheres na TI

Embora crescente, o número de mulheres atuando profissionalmente no setor de tecnologia ainda não passa de um quarto do total de profissionais da área. Para ajudar a ampliar esse número, o Google anunciou nesta terça-feira (22) uma versão do seu programa de treinamentos Cresça com o Google, mas com foco especial na inserção de mulheres em carreiras de tecnologia.

Chamado de Cresça com o Google para Mulheres na Tecnologia, esta edição do programa de capacitação contará com especialistas da gigante de tecnologia e também com convidadas das iniciativas PrograMaria, MasterTech e Olabi, que farão palestras sobre desafios e oportunidades para mulheres na TI.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. As inscritas no Cresça com o Google para Mulheres na Tecnologia terão não apenas acesso a diversos recursos e ferramentas durante o treinamento, como também terão um desconto exclusivo na matrícula dos cursos de programação do PrograMaria.

Treinamento e capacitação promovido pelo Google conta com especialistas do mercado. Crédito: Shutterstock

Dentre as especialistas que participarão do curso estão: Camila Matsubara, engenheira de software do Google; Kelly Maia, recrutadora de tecnologia no Google; Mariana Pezarini, COO da PrograMaria; Silvana Bahia, codiretora da Olabi e coordenadora da PretaLab; e Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech.

De acordo com o Google, o programa foi desenhado para desconstruir estereótipos e desmistificar a atuação nos ramos de trabalho do setor, bem como oferece treinamentos com situações reais de aplicação de habilidades na prática, com uma agenda de incentivo e suporte às mulheres.

“O foco em mulheres, que trazemos em edições como esta, tem objetivo claro de contribuir na quebra de estereótipos, desenvolver a confiança e superar desafios importantes, como a baixa presença de mulheres atuando no campo da tecnologia”, explica Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil.

“Iniciativas como o Cresça com o Google para Mulheres nos faz vislumbrar um novo futuro, onde a fronteira do desenvolvimento científico é populada não somente com o estereótipo de profissional tech que estamos acostumades, mas sim com a diversidade que nos representa verdadeiramente”, afirma Mariana Pezarini, da PrograMaria, lembrando que, no Brasil, apenas 20% dos profissionais de tecnologia são mulheres, segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais – Brasscom.

“Estimular a participação de mais mulheres no campo da tecnologia se faz urgente e necessário também porque a tecnologia que consumimos hoje é produzida com pouca diversidade nos times técnicos”, afirma Silvana Bahia, do Olabi.

Para ela, trabalhar pela diversidade na TI é uma forma de construir futuros mais inclusivos e socialmente mais justos. “Se a tecnologia media nossas escolhas, nossos gostos, e pauta nossas ações, é fundamental que tenhamos uma multiplicidade de olhares, visões de mundo e cultura nessa produção tecnológica”, completa.

Mulheres na Tecnologia

O conteúdo do treinamento do Cresça com o Google para Mulheres na Tecnologia está dividido em sete assuntos, sendo eles:

  • As oportunidades na área de tecnologia para elas;
  • Mulheres na tecnologia: quebrando estereótipos;
  • Processo seletivo: como aplicar em vagas de tecnologia;
  • Por onde começar a minha carreira;
  • A tecnologia a favor da produtividade.

Esta é a terceira edição temática do Cresça com o Google para Mulheres em 2021. Desde março, o programa, voltado à criação de oportunidades econômicas para promover o desenvolvimento e o sucesso das mulheres ao redor do mundo, oferece às inscritas brasileiras acesso gratuito ao conteúdo de duas trilhas de treinamento e capacitação: uma voltada às mulheres que querem empreender e outra àquelas que buscam desenvolver suas carreiras.

Deste 2017, o Cresça com o Google tem como objetivo oferecer conteúdos e ferramentas gratuitas para o aprimoramento de habilidades, carreiras e negócios.

O programa já passou presencialmente por mais de 12 capitais do Brasil e já treinou mais de 1,7 milhão de brasileiros. A partir do Cresça com o Google para Mulheres, programa globalmente conhecido como Women Will, mais de 200 mil profissionais foram treinadas para que pudessem criar suas próprias oportunidades econômicas por meio da valorização da autoconfiança e do desenvolvimento de novas habilidades digitais e socioemocionais.

A programação do Cresça com o Google para Mulheres em 2021 contou, ainda, com edições com foco em diversidade, para mulheres negras, mulheres maduras e outras. Você pode ver a programação completa e atualizada em no site: g.co/TreinamentosCresca .

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/06/22/pro/google-promove-treinamento-gratuito-para-inserir-mulheres-na-ti/