jun 22

Intel vai trabalhar com empresa indiana para desenvolvimento de tecnologias 5G

A gigante de tecnologia Intel acaba de dar mais um passo importante rumo ao desenvolvimento da tecnologia 5G. Nesta segunda-feira (21), a big tech anunciou uma “nova” parceria com a indiana Reliance Jio, que culminará em um trabalho de “coinvenções” para sua rede de acesso de rádio com a internet móvel de quinta geração (RAN), além de outros projetos.

À Reuters, Navin Shenoy, vice-presidente executivo e gerente geral do grupo de plataformas de dados da Intel celebrou o acordo e projetou o avanço do 5G na Índia com a nova parceria. “5G na Índia vai ser massivo e [a Reliance Jio] está fazendo isso de uma forma não legada”, afirmou o executivo.

Segundo o site da Intel, a parceria com a empresa indiana também vai colaborar no desenvolvimento em outras áreas tecnológicas, como núcleo wireless, inteligência artificial (IA) e computação em nuvem, que serão importantes para a implementação do 5G.

Vale lembrar que, em julho do ano passado, a unidade de capital de risco da Intel chegou a investir US$ 250 milhões na unidade Jio Platforms, da própria Reliance, para adquirir uma participação de 0,39% da companhia.

Trabalho com a Reliance Jio soma-se a outras parcerias feitas pela Intel em prol do desenvolvimento de tecnologias 5G. Foto: FrankHH/Shutterstock

“O foco da Jio Platforms em aplicar seus impressionantes recursos de engenharia para levar o poder dos serviços digitais de baixo custo para a Índia se alinha ao propósito da Intel de fornecer tecnologia inovadora que enriquece vidas. Acreditamos que o acesso digital e os dados podem melhorar negócios e a sociedade”, afirmou, na época, Wendell Brooks, presidente da Intel Capital.

Diferentemente de outras empresas de telecomunicações como Nokia, Ericsson e Huwaei, por exemplo, a Reliance Jio usa uma nova abordagem para construir redes 5G. O processo usado utiliza softwares para lidar com mais funções de rede e equipamentos de computação padrão — usados em centros de dados — para executar as redes.

Agora, todas essas tecnologias deverão ser exploradas em conjunto, tanto pela Intel quanto pela Reliance Jio, para o desenvolvimento das redes 5G. Bom para a tecnologia. E para a Índia.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/06/21/pro/intel-vai-trabalhar-com-empresa-indiana-em-tecnologias-5g/