Google, Gerando Falcões e logtech naPorta se unem para facilitar entregas em favelas

A ideia é que a big tech ajude a mapear e criar endereços digitais em mais 20 comunidades brasileiras até o fim de 2023.

De olho no potencial das favelas, que hoje estão ilhadas pela dificuldade de se realizar entregas no seu território, o Google anunciou parceria com a ONG Gerando Falcões e a logtech naPorta para mapear e criar endereços digitais em mais 20 comunidades brasileiras até o fim de 2023. A iniciativa deve começar pelas favelas Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos (SP), e Tubulação, em Poá (SP), ambas na Grande São Paulo.

Os endereços serão gerados por meio do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google e que deu seus primeiros passos na forma de um piloto no ano passado. O anúncio foi feito durante o Google for Brasil, realizado nesta terça-feira, em São Paulo O objetivo do projeto é facilitar o acesso dos moradores — e também de empresas e pequenos estabelecimentos — das regiões a alguns serviços e recursos em seu dia a dia, como o atendimento de saúde emergencial e o recebimento de correspondência e mercadorias, entre outros. Inicialmente, o projeto espera impactar 40 mil pessoas, com 10 mil endereços criados até o final do ano. Segundo a empresa naPorta e a organização Gerando Falcões, a expectativa é chegar a 100 favelas nos próximos meses. Os Plus Codes são códigos curtos semelhantes a códigos postais. É baseado em código aberto, é gratuito e totalmente integrado ao Google Maps. Para localizar endereços por meio dos Plus Codes, a tecnologia converte as coordenadas de latitude e longitude, que são as coordenadas informadas nos GPS em códigos alfanuméricos. “Uma vez em posse de seus endereços digitais, os moradores das favelas dessas novas regiões mapeadas poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia”, afirma Wilson Rodrigues, gerente de parcerias para Google Maps. O processo de coleta de dados em campo, assim como a confecção e fixação de placas com os novos endereços e, posteriormente a entrega de encomendas aos moradores, ficam a cargo da naPorta. A Gerando Falcões, por sua vez, tem o papel de promover o engajamento dos moradores para a adoção dos Plus Codes em seu dia a dia. “Poder oferecer essa solução de endereços digitais junto ao Google e a naPorta toca numa das coisas mais importantes do trabalho da Gerando Falcões, que é dar dignidade para a favela”, explica Michel Sciama, Diretor de Marketing e Tecnologia da Gerando Falcões. De acordo com os dados da pesquisa elaborados pelo Data Favela, existem cerca de 17,9 milhões de pessoas vivendo em comunidades e em periferias no Brasil. Em termos de consumo, essa fatia da população tem o potencial de gerar R$ 220 bilhões. Porém, o mesmo levantamento, com o apoio do Instituto Locomotiva e da Central Única das Favelas (Cufa), aponta que 70% dessas pessoas deixaram de adquirir algum item ou de continuar nas buscas de compras por não ter como recebê-los em casa, mesmo com acesso à internet. Para ajudar nesse desafio, o Google realizou parcerias, no ano passado no projeto piloto em Paraisópolis, com a Favela Brasil Xpress, a ONG G10 Favelas e a Americanas. Até o momento, a parceria já gerou 14 mil emplacamentos, alcançando 50 mil residentes.

FONTE:

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/06/27/google-gerando-falcoes-e-logtech-naporta-se-unem-para-facilitar-entregas-em-favelas.ghtml