abr 14

Finlândia pretende adquirir milhares de drones capazes de operar em todas condições climáticas

As Forças de Defesa da Finlândia lançaram um programa para adquirir de 1.000 a 2.000 veículos aéreos não tripulados que são “capazes de operar durante todo o ano em todas as condições climáticas”.

Com relação à atualização das capacidades de defesa, as Forças de Defesa finlandesas abriram uma chamada para pedidos de participação a fornecedores de sistemas de pesquisa. “O objetivo é adquirir ao todo 1.000 – 2.000 drones capazes de operar durante todo o ano em todas as condições climáticas”. Os drones serão destinados ao uso em missões de inteligência, vigilância e aquisição de alvos de diferentes unidades de serviços e ramos de serviço da costa sul até o extremo norte da Lapônia.

“O projeto de aquisição avançou conforme planejado, desde a realização de pesquisas de drones até o teste de sistemas comerciais para análise detalhada e especificações de requisitos. Agora, para essa capacidade totalmente nova, estamos procurando um fornecedor de sistemas que atenda aos requisitos estabelecidos.”

“Estamos à procura de um sistema que opere em todas as condições climáticas em diferentes estações do ano em ambientes variados. Além disso, o sistema precisa ser fácil de treinar para todos os nossos responsáveis ??pelo serviço militar”, diz o tenente-coronel Riku Rantakari.

Os fabricantes interessados ??deverão apresentar as suas candidaturas ao Comando de Logística das Forças de Defesa. O acordo deve valer US$ 15 milhões e um vencedor será selecionado até o segundo semestre de 2023, com as entregas iniciando imediatamente após decisão.

FONTE: https://www.cavok.com.br/a-finlandia-pretende-adquirir-milhares-de-drones-capazes-de-operar-em-todas-condicoes-climaticas