Este teclado foi projetado especialmente para preservar a saúde de jogadores profissionais de videogame

O Shortcut possui uma design diferenciado que evita lesões nas mãos e pulsos dos atletas

Há quem ache que a carreira de jogador profissional de videogames é moleza, mas não é bem assim. A modalidade esportiva (também conhecida como e-Sports), assim como todas as outras, deixa o atleta suscetível a uma série de problemas de saúde. Um dos principais é a lesão por esforço repetitivo (LER). Esse era um medo que Luis Sevilla, também conhecido como “Deilor”, enfrentava diariamente.

Ex-treinador da equipe Fnatic, que conquistou cinco campeonatos mundiais do jogo League of Legends, Sevilla desenvolveu um dispositivo que tem como objetivo preservar a saúde dos atletas. Batizado de “Shortcut”, o projeto consiste em um teclado cujo design previne lesões nos pulsos dos usuários.

Perigo constante
A LER consiste em uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tais como tendinite, tenossinovite, bursite, etc – e que afeta principalmente os músculos, nervos e tendões dos membros superiores. Ela é causada por conta esforços repetitivos, vibrações, postura inadequada e até mesmo estresse.

No caso dos e-Sports, a postura adotada na frente do computador e os movimentos realizados no teclado e mouse são os causadores das lesões. Além de serem dolorosas, elas podem comprometer de forma definitiva o movimento dos membros – o que condena para sempre a carreira desses jogadores.

O Shortcut aposta em uma configuração personalizada para evitar esses problemas. O formato do produto foi pensado de forma que se encaixe perfeitamente nas mãos do usuário.

Outro fator é que, em vez de aglomerar todas as teclas em um mesmo espaço, como acontece com teclados tradicionais, o dispositivo é dividido em dois. Dessa forma, os pulsos do usuário se mantém retos durante o uso, evitando torções e outros problemas que podem surgir com a flexão do membro.

A posição das teclas também é configurável, se adaptando assim à preferência e anatomia de quem usa o produto. O Shortcut está em fase de desenvolvimento e ainda não tem uma previsão de lançamento.

FONTE: PEGN