A energia eólica pode ser colhida em Marte – e isso pode ser um divisor de águas

Um novo estudo mostrou que a energia eólica pode ser colhida em Marte, apesar da atmosfera extremamente fina do Planeta Vermelho e das tempestades infernais de areia.

Na ilustração deste artista, a Phoenix Mars Lander da NASA começa a fechar as operações quando o inverno sem sol se instala. Créditos da imagem: NASA / JPL-Caltech / Universidade do Arizona.

Velas negras para areias vermelhas

Se quisermos ter uma missão tripulada em Marte, a energia é essencial. Na maioria dos casos, você confiaria na energia do Sol, mas isso não é possível em todas as áreas de Marte – é aqui que entra a energia eólica.

“OS LOCAIS IDEAIS PARA ESSE TIPO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SÃO ÁREAS ONDE O SOL NEM SEMPRE BRILHA, MAS OS VENTOS SOPRAM, COMO AS LATITUDES DOS CÍRCULOS POLARES”, ESCREVERAM OS PESQUISADORES.

O problema é que a atmosfera em Marte não é muito amiga do vento. Por um lado, a média é apenas cerca de 0,6% da pressão média do nível do mar na Terra, o que a torna incomparavelmente mais fina. Em segundo lugar, a atmosfera também abriga tempestades de areia diabólicas, que podem ser devastadoras para o equipamento.

Mas agora, os pesquisadores mostraram que, mesmo nessas condições desfavoráveis, a energia eólica pode ser colhida.

Soprando no vento

“POR ENQUANTO, PODEMOS DIZER PELA PRIMEIRA VEZ E COM CERTEZA, QUE, SIM, VOCÊ PODE USAR A ENERGIA EÓLICA EM MARTE!”, DISSERAM OS PESQUISADORES, LIDERADOS POR CHRISTINA HOLSTEIN-RATHLOU, DO CENTRO DE FÍSICA ESPACIAL DA UNIVERSIDADE DE BOSTON.

Créditos da Imagem: Holstein-Rathlou et. al.

Junto com seus colegas, Holstein-Rathlou realizou simulações no Wind Tunnel Simulator II, localizado em Aarhus, na Dinamarca. Os testes começaram em 2010, mas foram apresentados recentemente no Workshop de Marte sobre Amazônia e Clima do Presente em Lakewood, Colorado, na semana passada.

Se os pesquisadores quiserem enviar missões para as áreas polares de Marte, as fontes de energia padrão não funcionam bem. Pela primeira vez, as missões não teriam acesso à luz do sol cerca de metade do ano, e o calor expurgado por um gerador termoeléctrico radioisótopo (o dispositivo que alimenta a sonda Curiosity Mars da NASA e muitos outros exploradores do espaço profundo) impediria significativamente alguns experimentos científicos. Assim, os pesquisadores estão considerando ter uma turbina eólica que usariam em conjunto com os painéis solares. A energia seria armazenada em baterias personalizadas e usada sempre que necessário.

“AS LOCALIZAÇÕES IDEAIS PARA ESSE TIPO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SÃO ÁREAS ONDE O SOL NEM SEMPRE BRILHA, MAS OS VENTOS SOPRAM, COMO AS LATITUDES DOS CÍRCULOS POLARES”, AFIRMAM OS PESQUISADORES. ESCREVA .

Esta fonte extra de energia também pode permitir que os landers de Marte sejam maiores em tamanho. Anteriormente, a energia tem sido uma limitação crítica no tamanho e nas capacidades dos rovers e landers. Um conjunto de estudos ainda é necessário antes que as sondas de turbina estejam prontas para serem lançadas em direção a Marte, destacou a equipe, mas estes são resultados encorajadores, que abrem o caminho para novas avenidas de missões marcianas.

FONTE:  MEIO AMBIENTE RIO