Empresa japonesa desenvolve primeiro navio do mundo com capacidade de carregar turbinas eólicas

 Um navio de 110 metros de comprimento e 40 metros de largura foi mostrado ao público e a imprensa no último dia 12 na cidade de Goto, província de Nagasaki.

A primeira vista pode não parecer nada de muito especial considerando que novos navios são colocados no mar todos os dias, mas o modelo desenvolvido pela Toda Corporation tem uma peculiaridade. Ele foi construído para ser o primeiro navio do mundo a abrigar uma estação de geração de energia eólica.

Ao ser colocado em alto mar, o convés do navio afundará naturalmente pela ação das ondas, mas as quatro pilastras ficarão com a parte superior acima do nível do mar. Exatamente nessas quatro regiões serão instalados hélices para a geração de energia eólica.

Os geradores instalados em alto mar tem uma eficiência maior quando comparado com os colocados em terra, por conta, principalmente, dos fortes ventos que passam pelas regiões dos mares e oceanos. Atualmente os moinhos de geração são instalados um por um em alto mar, mas com o novo navio da Toda Corporation a ideia é utilizar uma única embarcação para carregar e manter várias hélices em alto mar.

O único problema atual do projeto é o seu alto custo, mas o vice-coordenador do projeto Iku Saito acredita que a medida em que novos modelos do navio forem sendo construídos e colocados em alto mar, a tendência é que a nova tecnologia vá ficando cada vez mais barata.

A expectativa da empresa até 2021 é o de ter só na região de Nagasaki, um total de nove modelos do navio em operação.

FONTE:  IPC.DIGITAL