Empresa de segurança cibernética WISeKey lança solução de identificação com blockchain para dispositivos IoT.

 

A empresa de blockchain e de segurança cibernética sediada na Suíça WISeKey lançou uma nova solução de identificação digital baseada em blockchain para proteger os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e seus dados. A notícia foi anunciada em um comunicado de imprensa da WISeKey em 29 de março.

A WISeKey foca em soluções seguras de autenticação e identificação para pessoas e objetos inteligentes, implementando uma ferramenta criptográfica chamada Root of Trust (RoT). A IoT da WISeKey afirma ter uma base de instalação de mais de 1,5 bilhão de microchips seguros em “virtualmente todos os setores da IoT” – de carrinhos conectados e cidades inteligentes a drones e tokens cripto. A RoT, afirma o comunicado de imprensa, está atualmente incorporada em 4 bilhões de dispositivos em todo o mundo.

A nova solução, batizada de SensorsID, será emitida sob a WISeKey RoT e servirá como uma solução de identidade digital forte que combina uma plataforma blockchain com medidas de autenticação de fator duplo para proteger melhor as identidades dos dispositivos inteligentes e suas transações de dados.

A SensorsID é uma nova solução de identidade voltada para dispositivos que complementa as soluções já existentes da WISeKey para identidade digital pessoal e móvel – batizadas de CertifyID e WISeID, respectivamente. Todos os três visam permitir autenticação forte, assinatura digital e criptografia.

O comunicado de imprensa descreve que a BlockChain SensorsID pode ser operado em nível local e nacional entre as partes confiáveis.

A WISeKey propõe que a combinação de blockchain, IoT e soluções de segurança robustas podem aumentar a produtividade em diversas aplicações industriais e de consumo, como por exemplo:

“Um carro inteligente com um sistema processando dados autenticados para cada um dos componentes do veículo, sendo capaz de detectar se/quando diferentes partes exigirão serviço e assinar digitalmente todos os registros necessários para provar que o serviço foi fornecido. Essa plataforma pode ser usada em […] residências inteligentes com aparelhos conectados e fornece comunicação […] crítica entre dispositivos.”

A WISeKey descreve ainda como a sua gama de soluções e chips de identificação digital foi projetada para oferecer armazenamento seguro, cálculos criptográficos e assinaturas digitais para executar cálculos sensíveis e evitar que dados de dispositivos – como padrões de consumo de energia ou emissões eletromagnéticas – sejam vazados para terceiros.

Conforme reportado recentemente, a WISeKey abriu um Centro de Excelência Blockchain em Genebra em fevereiro deste ano, como parte de uma nova parceria com o Blockchain Research Institute. A empresa planeja abrir centros semelhantes – cada um focado em ajudar as startups de blockchain a acelerar a adoção da tecnologia nos setores público e privado – nos cinco continentes.

A WISekey também anunciou recentemente a abertura de seu Centro Global de Blockchain na Malásia como parte de uma parceria com uma subsidiária da Censof, investidora de tecnologia da Malásia.

 

FONTE: cointelegraph.com