EMPREENDEDOR CRIA DISPOSITIVO QUE “TRANSFORMA” AR EM ÁGUA

Fundada pelo cientista e professor Cody Friesen, a Zero Mass Water desenvolveu um painel que usa a energia solar para condensar o vapor da água presente no ar – e pode ser usado em regiões áridas

Cody Friesen, criador do dispositivo (Foto: Divulgação)

Água e deserto são palavras que geralmente não combinam. No entanto, a Zero Mass Water vem mudando essa realidade. Fundada pelo cientista e professor Cody Friesen, em 2014, a empresa desenvolveu um painel solar que transforma ar em água potável. É possível produzir cinco litros de água por dia, mesmo em condições desérticas.

A tecnologia funciona assim: o painel tem uma espécie de ventilador, que suga o ar do ambiente para dentro do dispositivo. Ao mesmo tempo, a energia solar aquece o interior do painel.

Lá dentro, há nanomateriais que, ao ser aquecidos pelo calor, transformam o vapor em água por meio da condensação.

O líquido, por sua vez, é coletado em um reservatório adjacente, com 30 litros de capacidade. O sistema é completo por meio de bombas, que transportam a água para a casa dos clientes.

Painel (Foto: Reprodução: Instagram)

Alguns minerais são adicionados à água para melhorar o gosto e torná-la mais nutritiva (Foto: Reprodução: Instagram)

Alguns minerais também são adicionados para melhorar o gosto da água e torná-la mais nutritivaOzônio também é utiizado, com o objetivo de eliminar micro-organismos que porventura se misturarem à água.

Painel  (Foto: Reprodução: Instagram)

Com o painel, é possível produzir cinco litros de água por dia (Foto: Reprodução: Instagram)

Friesen nasceu no estado americano do Arizona, uma região sobretudo árida.. Foi lá que teve a inspiração para criar a tecnologia. O intuito era pensar em formas de resolver a falta de água no local.

A empresa tem como clientes edifícios comerciais e residenciais, escolas e residências particulares. O aparelho também tem clientes em países com regiões secas como Equador, Jordânia, México e Filipinas, assim como nos EUA.

Painel (Foto: Reprodução: Instagram)

A empresa tem como clientes edifícios comerciais e residenciais, escolas e residências particulares (Foto: Reprodução: Instagram)

FONTE: PEGN