mar 29

Como limitar o tempo gasto em aplicativos no Android

Limitar o tempo gasto no celular, ainda mais em tempos de pandemia do coronavírus, pode ser complicado. Com a quarentena, aplicativos móveis, jogos e redes sociais tornam-se boas opções de lazer. No entanto, é importante nunca esquecer do velho ditado “tudo em excesso faz mal”.

 Isso não significa que seja preciso parar de usar o seu celular ou algo do tipo. Até porque dificilmente isso seria possível: de acordo com o relatório anual da App Annie, o brasileiro passa, em média, 4,8 horas por dia em frente ao seu smartphone, o que coloca o Brasil como o segundo país com maior tempo diário de uso de celulares.

Alternar entre mexer no smartphone e fazer uma atividade física, por exemplo, pode ser uma saída. Outra opção é utilizar os recursos do próprio dispositivo para limitar o tempo gasto no celular. A funcionalidade, inclusive, pode dar suporte aos pais que não querem seus filhos tão imersos no smartphone.

No Android, há uma ferramenta chamada “Bem-estar digital” que pode ajudar nesta tarefa. O único problema é que o recurso está disponível apenas no Android 9 Pie ou versões superiores. Caso enquadre-se nos pré-requisitos e esteja disposto a controlar o tempo de uso nos smartphones, acompanhe o passo a passo abaixo.

Em seu Android 9 Pie ou superior, vá em “Configurações” e localize o recurso “Bem-estar digital e controles parentais”.

Toque em “Mostrar seus Dados”

Escolha a opção “Painel”, localizado dentro de “Opções para se desconectar”.

O sistema vai te redirecionar para uma página com todos os apps do seu smartphone. Basta selecionar o aplicativo desejado para limitar o tempo gasto com ele.

Feito isso, basta tocar em “Timer de uso do app” e definir o tempo diário que deseja dedicar à ferramenta. Toque em “OK” para confirmar a ação.

Importante lembrar que caso atinja o tempo limite, o aplicativo será fechado automaticamente e sua tela de ícone escurecerá. Os timers são redefinidos à meia-noite, mas caso precise usar o app no mesmo dia, basta entrar novamente nas configurações do recurso “Bem-estar digital” e excluir o timer predefinido.

Dica de ouro: se o seu celular não possui a ferramenta “Bem-estar digital”, é possível baixar aplicativos de terceiros na Play Store (como StayFree ou Digitox) para limitar o tempo gasto no celular. Também existem redes sociais que fazem o controle por meio de seus próprios apps. No Instagram, por exemplo, basta acessar Perfil>Sua Atividade>Tempo>Configurações de Notificação para estipular um limite.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/29/dicas-e-tutoriais/como-limitar-o-tempo-gasto-em-aplicativos-no-android/