mar 29

Youtuber treina máquina baseada em machine learning para elogiar cães

Se existisse uma lista com as funcionalidades das novas tecnologias, a utilidade “elogiar cachorros” precisaria ser adicionada. Isso porque Ryder Damen, dono do canal no YouTube “Ryder Calm Down”, usou seus conhecimentos em machine learning para construir uma máquina capaz de elogiar cães e donos que passassem pela rua.

No vídeo de divulgação, Damen releva que seus níveis de dopamina são baixos. Mas ao invés de resolver o problema com exercícios e uma melhor alimentação, o youtuber resolveu apreciar os cachorros que passam na frente de sua casa.

Para isso, ele usou um computador Raspberry Pi e uma câmera para capturar a transmissão ao vivo de sua rua. Mas toda a engenharia só foi possível por conta do modelo de machine learning chamado YOLOv3 Object Detection.

Basicamente, seus desenvolvedores treinaram o modelo de machine learning para reconhecer cerca de 80 objetos diferentes — como carros, pessoas e cachorros. Ou seja, se qualquer um desses objetos for captado pela câmera, a máquina vai detectar a “coisa” em movimento.

Mas isso não era o bastante para Damen. Ele resolveu conectar o dispositivo baseado em machine learning em um megafone. Enquanto está em casa, o megafone o avisa quando algum cachorro passar pela frente de sua casa. Já quando estiver fora de seu lar, o youtuber programou a máquina para elogiar o cachorro e seu dono. “I like your dog” (“Eu gosto do seu cachorro”, traduzido para o português), reproduz o megafone.

Youtuber programou máquina para reproduzir elogio via megafone toda vez que um cachorro passar em frente da sua casa. Foto: 5 second Studio/Shutterstock

O projeto de Damen ajuda explicitar a variedade de funcionalidades permitidas pelo machine learning. Não à toa, a tecnologia foi considerada pela pesquisa global do IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos como uma das principais ferramentas tecnológicas para 2021.

Já que a ascensão do machine learning é iminente, que seja para usos positivos, como o caso de Damen.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/28/pro/youtuber-treina-maquina-baseada-em-machine-learning-para-elogiar-caes/