App de reconhecimento facial ajuda futuras mães a encontrarem doadoras de óvulos

Embora existam atualmente diversos procedimentos médicos destinados a ajudar casais inférteis a terem filhos, quando se trata de doações anônimas de óvulos, há uma questão recorrente: quão semelhante a criança será em relação aos seus pais? Particularmente, ela ao menos será fisicamente parecida com a mãe? Bem, no que depender de uma nova tecnologia de reconhecimento facial aplicada por uma clínica na Espanha, a semelhança será tão grande quanto possível.

Basicamente, o que a Ovobank oferece é um algoritmo de reconhecimento facial embalado na forma de um aplicativo para celular, o Ovomatch. Para encontrar a doadora mais parecida, basta tirar uma selfie; o programa então se encarrega de varrer o banco de dados da clínica atrás da pessoa com semelhança física mais acentuada.

Conforme explicou o médico e diretor geral das instituições de fertilização FIV Marbella e Ovobank, Enrique Criado Scholz, a doação de óvulos no país – e também em vários outros – ainda precisa ser feita de forma anônima, de maneira que o paciente não pode escolher quem será a doadora. “São os profissionais médicos que tomam a responsabilidade de encontrar uma doadora cujas características fenotípicas combinem com as da paciente”, explicou Scholz em entrevista ao site Digital Trends.

Mais de 100 pontos faciais analisados

Embora os médicos normalmente selecionem pessoas com porte físico e cores dos olhos e cabelos semelhantes, essa decisão permaneceu até hoje estritamente subjetiva. “[O nosso aplicativo] pede à paciente que tire uma selfie e então faz a leitura de mais de 100 pontos faciais, os quais serão comparados com os das doadoras previamente selecionadas com base nos dados fenotípicos”, disse o médico ao site.

Depois que o processo é concluído, o app envia automaticamente dois relatórios distintos. O primeiro vai para o centro de fertilização in vitro, que então dá início ao tratamento; o segundo é enviado à própria Ovobank, a fim de que a clínica comece a lidar com a papelada necessária para a doação. Ao final, os centros entram em contato, agendando o envio do óvulo.

Segundo Scholz, o procedimento já se encontra disponível internacionalmente – e o Ovomatch pode ser baixado em versões para iOS ou Android.

Fonte: Digital Trends