Amazon constrói nova instalação de satélite na Flórida para rivalizar com a Starlink

O Projeto Kuiper visa conectar o mundo à internet com mais de 3.200 satélites em órbita baixa da Terra.

Em um ambicioso projeto para conectar o mundo à internet, a Amazon anuncia um investimento de US$ 120 milhões (cerca de R$ 576 milhões) na construção de um novo centro de lançamento para seus satélites do Projeto Kuiper, localizado na Flórida. Com o objetivo de preparar os satélites para o lançamento ao espaço, a empresa revelou a instalação de um prédio aproximadamente 9 mil metros quadrados para essa finalidade.

A construção do novo centro será realizada nas instalações de lançamento e pouso da Space Florida no Kennedy Space Center, local onde a NASA, em tempos passados, realizava suas missões do Ônibus Espacial. Além da extensa área do prédio, o centro contará com uma baia de 30 metros de altura, permitindo à Amazon integrar seus satélites aos foguetes da Blue Origin, de Jeff Bezos, e da United Launch Alliance (ULA).

De acordo com Steve Metayer, vice-presidente de operações de produção do Kuiper da Amazon, a previsão é de que a construção do centro seja concluída até o final do próximo ano, com o processamento dos satélites iniciando no início de 2025.

Planos ambiciosos da Amazon

O Projeto Kuiper faz parte do plano da Amazon para conectar o globo à internet por meio do lançamento de mais de 3,2 mil satélites em órbita baixa da Terra. Embora a Amazon tenha apresentado seus terminais de cliente no início deste ano, a empresa ainda enfrenta dificuldades para colocar seus dois protótipos de satélites em órbita. O lançamento dos protótipos estava previsto para acontecer no foguete Vulcan Centaur da ULA em maio, mas um acidente durante um teste e outras dificuldades técnicas adiaram o lançamento para o final de 2023.

Apesar do atraso, a Amazon afirma que começará a produzir satélites em suas instalações em Kirkland, Washington, até o final deste ano e espera realizar “lançamentos de produção e pilotos iniciais para clientes corporativos” em 2024.

Tempos ambiciosos nos aguardam para iniciar a produção em larga escala do Projeto Kuiper e os pilotos iniciais para nossos clientes no próximo ano, e esta nova instalação desempenhará um papel fundamental para cumprirmos esse prazo“, afirmou Metayer em entrevista ao CNBC.

No entanto, a Amazon enfrenta uma concorrência acirrada de seu maior concorrente, o Starlink da SpaceX. Com uma constelação de mais de 4 milsatélites já em órbita, a Starlink está fornecendo serviço para mais de 1,5 milhão de pessoas ao redor do mundo. A Amazon, portanto, pode acabar dependendo do sucesso da SpaceX, já que seus foguetes se tornaram o meio de transporte mais popular para empresas de lançamento de satélites e agências governamentais.

O investimento da Amazon no novo centro de lançamento reflete sua determinação em expandir a conectividade global através de sua ambição no Projeto Kuiper, um esforço tecnológico que promete transformar o acesso à internet e impulsionar a competição no espaço. Com a conclusão das instalações prevista para o próximo ano, a expectativa é de que a empresa alcance novos patamares na corrida espacial e alcance um novo marco na evolução das comunicações em todo o planeta.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/36282/amazon-constroi-nova-instalacao-de-satelite-na-florida-para-rivalizar-com-a-starlink