maio 23

WhatsApp terá nova versão paga para empresas; confira as novidades

Em um evento realizado pela internet nesta quinta-feira (19), a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou novos recursos para empresas que usam o app de mensagens para se conectar com clientes.

Entre as novidades, o time de Mark Zuckerberg anunciou uma nova versão paga do WhatsApp Businees, uma plataforma para gerenciamento online de contas no aplicativo, servidores em nuvem grátis para empresas e a possibilidade de instalar o app em até 10 telefones.

Zuckerberg, em seu discurso de abertura da conferência “Conversations”, afirmou que mais de 1 bilhão de pessoas se conectam com contas comerciais nos serviços de mensagens da Meta todas as semanas —não só no WhatsApp, mas também pelo Instagram e o Facebook.

Com os novos recursos, a Meta bate de frente com rivais como Amazon e Google, que também oferecem ferramentas de gestão de negócio, mas que cobram pelo acesso a servidores em nuvem, o que será grátis para empresas que usarem o novo WhatsApp Cloud API.

WhatsApp Cloud API

WhatsApp Cloud API - Divulgação/Meta - Divulgação/Meta

O WhatsApp Cloud API é um conjunto de padrões de programação que empresas poderão usar para gerenciar melhor suas conversas pelo mensageiro.

A empresa já fornecia a clientes corporativos o Business API desde 2018. A diferença é que a nova versão funciona 100% online, sem que empresas tenham que instalar nada em seus computadores.

Um restaurante, por exemplo, pode usar a plataforma para cruzar pedidos de clientes com seus dados de endereço e serviço de pagamento de maneira mais fácil.

Assim, em vez de transferir manualmente dados do WhatsApp para seus sistemas internos, copiando e colando, será possível automatizar o cruzamento desses dados, acelerando o processo e podendo até realizar mais funções diretamente pelo app, sem ter que levar o cliente a um site externo.

Quem usar o Cloud API ganha hospedagem de dados na nuvem de graça. A plataforma é mais útil para pequenas empresas do que o tradicional Business API, porque o tempo de integração com os sistemas é mais curto. O acesso à API, porém, é pago.

WhatsApp Business Premium

WhatsApp Business Premium - Divulgação/Meta - Divulgação/Meta

Já o aplicativo WhatsApp Business vai ganhar uma versão paga, chamada apenas de “Premium”. A data de lançamento e o preço não foram divulgados, mas os benefícios para os assinantes, sim.

Para começar, quem usar o WhatsApp Business Premium poderá cadastrar sua conta comercial em até 10 aparelhos, entre celulares e computadores.

A versão paga do app também permitirá que empresas criem links personalizados para que os clientes as encontrem no WhatsApp mesmo que não tenham seu telefone.

Uber via WhatsApp

Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Uber, também apareceu na conferência Conversations em um painel com Sheryl Sandberg, diretora de operações da Meta. Ele revelou que, no futuro, será possível pedir uma viagem da Uber pelo WhatsApp.

Pedir Uber pelo WhatsApp já é uma função disponível para usuários indianos do app. Desde dezembro de 2021, pessoas na Índia podem entrar em contato com o chatbot da Uber pelo mensageiro e solicitar uma corrida, informando o destino. O app então retorna com as informações do motorista a caminho, como placa e modelo do carro.

Khosrowshahi disse que a parceria com o WhatsApp na Índia tem funcionado bem para atrair novos usuários ao serviço, e que planeja expandir a função para mais países. “O Brasil também, é claro”, comentou. A expansão internacional do projeto já havia sido informada pela Uber em 2021, quando o recurso estreou na Índia. Mas ainda não há previsão de quando os brasileiros poderão pedir Uber pelo WhatsApp.

FONTE: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/05/19/as-novidades-do-whatsapp-para-empresas.htm