fev 24

Tesla Model S Plaid trucida Lamborghini Aventador em disputa de arrancada; assista

Desde que foi lançado em 2021, o Tesla Model S Plaid é posto à prova contra modelos a gasolina. Desta vez, o canal de YouTube Hoonigan resolveu alinhar o liftback de 1.020 cavalos de potência contra o (já clássico) Lamborghini Aventador e seu parrudo motor V12 de 6,5 litros. E foi um vareio: o Tesla venceu o Lamborghini em todas as sessões — uma delas inclusive com uma desvantagem artificial.

O episódio do duelo, intitulado “This vs. Plaid”, começa com uma bateria de 450 metros. No confronto, o Aventador, curiosamente, até arranca mais rápido — nessa versão SVJ, seu sprint de 0 a 100 km/h é de 2,7 segundos contra 2s5 do elétrico —, mas não consegue manter o pique contra a impressionante aceleração do Model S Plaid. Vale lembrar que o esportivo possui um pico de velocidade que passa dos 350 km/h, o que torna a vitória do Tesla, nesse sentido, ainda mais marcante.

Na segunda bateria, mais curta (300 m), o Tesla teve mais dificuldade para acompanhar o Lamborghini porque os organizadores decidiram conferir uma vantagem de alguns metros na largada para o perdedor. No entanto, novamente o sedã americano levou a melhor, assim como na bateria decisiva, em que o Lambo foi derrotado por uma distância de dois carros — infelizmente, ninguém pareceu ter se preocupado em cronometrar os tempos, mas as imagens no vídeo mostram bem a diferença.

Modelo da Lamborghini vai ser aposentado

Apesar do vexame contra a Tesla, o Lamborghini Aventador ainda tem seu apelo, especialmente após a montadora italiana anunciar sua aposentadoria no meio do ano passado. Um dos “clássicos modernos” da indústria automotiva, o Aventador foi sucesso de público e crítica no seu lançamento, cerca de dez anos atrás. Com um V12 barulhento, gerando mais de 700 cv, o modelo chegou a ser descrito pela Car and Driver como “o melhor carro da Lamborghini na história”.

Ainda sem nome, o sucessor do Aventador será lançado em 2023. O novo modelo deve trazer um motor V12 e um motor elétrico para acionar as rodas dianteiras.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/23/carros-e-tecnologia/tesla-model-s-plaid-trucida-lamborghini-aventador-em-disputa-de-arrancada-assista/