fev 24

Estudo mostra que o Telegram está presente em 60% dos celulares brasileiros

A pesquisa Panorama Mobile Time, produzida pela Opinion Box, aponta que mais de 60% dos brasileiros possuem o Telegram instalado no celular, enquanto o principal concorrente WhatsApp, está presente em cerca de 99% dos smartphones do país.

A pesquisa ouviu mais de 2,1 mil brasileiros com mais de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones. Desses, 2.081 possuem o WhatsApp instalado no celular, enquanto 1.255 possuem o Telegram.

Outras redes sociais próprias para o envio de mensagens também ganharam destaque, como o Facebook Messenger que está presente em 1.495 aparelhos e o Signal que está instalado em apenas 258 celulares.

Porém, o maior destaque da pesquisa é o crescimento do Telegram no Brasil. Em pouco mais de 12 meses, a plataforma conseguiu crescer mais de 15%, conquistando mais da metade do público brasileiro.

Em janeiro de 2021, o aplicativo de mensagens estava disponível em cerca de 45% dos aparelhos dos entrevistados, neste mês de fevereiro de 2022 a presença da plataforma já ultrapassa os 60%. Este foi o maior crescimento do aplicativo, perdendo apenas para o crescimento de janeiro de 2020 para janeiro de 2021, quando a ferramenta passou de 27% para 45%.

Pesquisa Panaroma Mobile mostrando o crescimento da presença dos aplicativos dos smartphones ano a anoi
Imagem: Reprodução/Mobile Time/Opinion Box

Apesar do crescimento, a diferença com o WhatsApp ainda é grande, até mesmo no uso diário das ferramentas. Cerca de 85% dos voluntários dizem que usam o aplicativo da Meta diariamente, outros 9% relataram que utilizam o app quase todos os dias.

Já no caso do Telegram, apenas 25% disseram usar a aplicação todos os dias, enquanto 21% utiliza quase que diariamente e outros 20% abrem o mensageiro algumas vezes na semana.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/23/internet-e-redes-sociais/estudo-mostra-que-o-telegram-esta-presente-em-60-dos-celulares-brasileiros/