Startup que traz inteligência artificial para o RH cria plataforma para atrair PMEs

Rocketmat criou solução que pretende acelerar a digitalização da etapa de recrutamento em pequenas e médias empresas

Tiago Machado, CEO da Rocketmat (Foto: Divulgação )

A transformação digital está promovendo mudanças na experiência dos clientes e na cultura dos negócios. No entanto, muitas pequenas e médias empresas têm dificuldades para se adaptadas às novas tecnologias. De olho nessa situação, Tiago Machado e Paulo Nascimento fundaram a Rocketmat, startup especializada em soluções de inteligência artificial (IA) para contratação e gestão de recursos humanos. Recentemente, a empresa criou uma solução que pretende acelerar a digitalização da etapa de recrutamento nas PMEs.

A ideia do negócio surgiu quando uma empresa pediu que Machado e Nascimento fizessem um MVP (Mínimo Produto Viável), a fim de resolver um problema na área de recrutamento utilizando tecnologia de ponta. “Foi quando a gente sugeriu trabalhar com inteligência artificial e propriamente com machine learning. O MVP foi super bem-sucedido. A partir disso vimos uma oportunidade de levar a ideia para outra dimensão”, conta Machado a PEGN.

Com sede no Texas, nos Estados Unidos, a startup atua em duas frentes na área de recursos humanos: seleção e retenção de talentos. No recrutamento, a IA auxilia no processamento de todos os currículos dos candidatos. “Pelos números que nós temos, grande parte das empresas não conseguem processar 90% dos candidatos que se aplicam nos processos seletivos. Quando a gente coloca nosso algoritmo para trabalhar, conseguimos analisar 100% dos candidatos de maneira igualitária e isso amplifica o espectro de oportunidade das pessoas”, afirma Machado. Segundo ele, a tecnologia utilizada também reduz ao máximo as chances de viés discriminatório no processo seletivo.

Neste modelo de serviço, o cliente licencia o software e integra ao seu sistema. “A gente pluga nos sistemas já adotados pelas empresas, sem alterar o processo, funcionando como uma inteligência por trás do sistema”, explica Machado. O custo para projetos com IA é de a partir de R$ 15 mil.

Porém, no processo de atração de clientes, Machado constatou que grande parte das pequenas e médias empresas não são digitalizadas a ponto de utilizar as tecnologias da startup. “Várias pequenas empresas não têm uma estrutura de digitalização do processo seletivo. É em papel ou recebe por e-mail. E também muitas das grandes empresas não sabem fazer a curadoria dos seus dados”. Percebendo isso, recentemente, a Rocketmat criou uma nova modalidade de serviço chamada Recrud, uma plataforma de baixo custo que organiza recrutamento nas PMEs.

A plataforma foi elaborada para empresas que não têm processo de recrutamento digitalizado e estruturado. Dessa forma, a solução proporciona a digitalização dos dados de todas as etapas da seleção. “A Rocketmat faz IA, mas se eu não viabilizar um recurso para ajudar as empresas, elas nunca vão conseguir atingir um grau de maturidade para o uso dessa tecnologia. Então, não estamos lançando essa plataforma para empresas que já  utilizam inteligência artificial, mas sim para que outras empresas passam usá-la”, diz Machado. A ferramenta funciona como um Software as a Service (SaaS) e seu custo inicial de adoção é de R$ 29,90.

Atualmente, a startup está com uma rodada de investimentos aberta nos EUA e no Brasil. Com mais de 20 clientes, a expectativa neste ano é crescer acima de 200%. “A nossa expansão foi desenhada de uma maneira visando a fortificação da presença na América do Norte e Latina. A gente pretende investir quase 70% da nossa estrutura para geração de novos negócios e 30% na parte de melhoria e desenvolvimento de novos produtos”, conta Machado.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2022/07/startup-que-traz-inteligencia-artificial-para-o-rh-cria-plataforma-para-atrair-pmes.html