Startup lança solução de pagamento por QR Code em ônibus de São Paulo

A UPM2, startup paulista que desenvolve soluções para Smart Cities, anunciou mais uma expansão do projeto de pagamento.

UPM2, startup paulista que desenvolve soluções para Smart Cities, anunciou mais uma expansão do projeto que possibilita o pagamento da tarifa de ônibus através de um QR Code. Em parceria com a SPTrans, o novo meio de pagamento chegará para mais 7 novas linhas de ônibus, impactando mais de 2 milhões de embarques em São Paulo e totalizando 13 linhas.

Como funciona o pagamento de QR Code?

O pagamento via QR Code é realizado através do app de Mobilidade SP Pass, desenvolvido pela startup. Além disso, o aplicativo oferece comodidade e conveniência para os usuários do sistema de transporte público da capital, com a possibilidade de pagar tarifa diretamente pelo celular, realizar a recarga do Bilhete Único através do Pix, além de ter o serviço de roteirizador e alertas de localização dos ônibus.

Segundo Rodrigo Petroni, CEO e cofundador da UPM2, a expansão da tecnologia tem como objetivo fazer a capital paulista ser um exemplo de transporte público para o mundo todo. “A cidade de São Paulo já possui um dos maiores sistemas de transporte público do mundo, e precisava ter um novo meio de pagamento, que trouxesse mais comodidade e conveniência na jornada dos usuários do sistema.”

Iniciado em outubro de 2021, o projeto começou pela linha 4031/10, que liga o Parque Santa Madalena até o Metrô Tamanduateí, na zona leste da capital paulista. Em outubro deste ano, mais 5 linhas receberam a tecnologia e, agora, a startup anuncia mais uma expansão.

Rodrigo Petroni conta que a utilização do novo meio de pagamento vem aumentando exponencialmente desde que começou a expansão em São Paulo. “Depois que expandimos o projeto para as novas linhas da zona sul de São Paulo, a utilização do sistema aumentou 300%. Também implementamos a recarga do Bilhete Único via Pix, o que fez aumentar nossa receita em 250%.”

Confira as novas linhas que aceitam pagamento da tarifa via QR Code:

– 7040/10 – Paraisópolis – Pinheiros

– 7040/21 – Paraisópolis – Pinheiros

– 736I/10 – Jardim Ingá – Santo Amaro

– 736I/21 – Jardim Ingá – Metrô Vila das Belezas

– 8025/10 – Jardim Rosa Maria – Terminal Vila Sônia

– 8038/10 – Parque Continental – Lapa

– N837/11 – Terminal João Dias – CDHU Butantã

FONTE: https://startupi.com.br/pagamento-por-qr-code-em-onibus-de-sao-paulo/