STARTUP BAIANA CONSTRUCODE CONQUISTA INVESTIMENTO E MERCADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Software permite a geração de etiquetas QR Code e a visualização das plantas em 2D e 3D nos canteiros das obras (Foto: Reprodução/Carisa)

Um aplicativo que transforma automaticamente projetos de construção civil em etiquetas escaneáveis: essa foi a ideia do empreendedor engenheiro civil, Diego Mendes, ao criar a startup baiana Construcode.

Diego percebeu que a indústria da construção precisava democratizar informações na construção civil e trazer mais eficiência e economia para obras. A partir daí, com o sócio e engenheiro de software Leandro Mascarenhas, desenvolveu uma plataforma que gera etiquetas QR Code e permite a visualização das plantas em 2D ou 3D nos canteiros das obras.

O Construcode proporciona aos colaboradores um melhor entendimento sobre o que será construído exatamente em cada ponto de obra. “O aplicativo foi desenvolvido para trazer mais eficiência e economia para obras e para democratizar as informações na construção civil, além de garantir uma execução mais precisa e fiel dos projetos”, destaca o diretor executivo da startup, Diego Mendes.

A startup baiana recebeu, recentemente, o aporte de R$ 200 mil de grupo de investidores-anjos ligado ao núcleo baiano da Anjos do Brasil. “Para conseguir resultados expressivos, precisávamos de soluções inovadoras. O último ano da Construcode reflete o quanto a tradicional indústria da construção precisava de soluções que maximizassem a sua produtividade”, destaca Diego.

Segundo José Soares, gestor do projeto Startup BA, do Sebrae, diversas ações trouxeram mais visibilidade para as startups baianas atendidas pelo serviço. “Estou muito contente com a evolução da Construcode, pois acompanhamos desde o início seu crescimento. Esses resultados, de amplitude nacional, colocam a Bahia em destaque”, pontua o gestor.

Diversas conquistas em um curto prazo

Apesar de nova, a startup baiana já demonstra resultados expressivos, se destacando no cenário nacional com vários reconhecimentos, inclusive como uma das oito selecionadas dentre 140 ConstruTechs (startups com soluções para Construção Civil) inscritas no Vetor AG, programa de aceleração da Andrade Gutierrez que busca levar soluções inovadoras para as obras pelas quais é responsável.

O crescimento rápido tem por trás um amplo trabalho de planejamento e gestão. “Em 2016, participamos das capacitações que o Sebrae realizou com todos os participantes do Prêmio Arlindo Fragoso, realizado pelo CREA-BA, com o apoio do Sebrae”, conta Mendes, sobre a premiação que a startup ganhou.

Em 2017, Diego foi um dos empreendedores que participaram do Projeto Startup BA do Sebrae, que dispõe de diversas ações para fomentar o desenvolvimento do setor. “Tivemos a oportunidade de participar do desafio Sebrae Like a Boss, que aconteceu durante a Campus Party Bahia, fomos selecionados entre os oito para grande final nacional, que aconteceu durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE 2017, maior evento voltado a startups da América Latina”.

Outra grande conquista é que a Construcode foi uma das selecionadas para o Get In The Ring, como única representante da Bahia para a competição internacional. Oito startups estão na disputa. Em jogo, está a oportunidade de representar o Brasil, na fase global da competição, em Portugal, no final de maio, e uma série de prêmios como mentorias, cursos, eventos e outros.

FONTE: PEGN