Stratays implanta demo centers em universidades na América Latina

Instalações promovem a adoção da Manufatura Aditiva e da Impressão 3D em âmbito industrial.

Stratasys, empresa de impressão 3D, está implantando núcleos de demonstração de manufatura aditiva de primeiro nível, os demo centers, em universidades da América Latina. A estratégia inovadora é parte de um projeto criado há alguns anos para promover os conhecimentos desta tecnologia indispensável para os setores educacional e empresarial.

Ao descobrir uma grande oportunidade de conectar universidades e indústrias de diversos ramos, a Stratasys traçou o objetivo de abrir demo centers na América Latina nos próximos anos. Sabe-se que as empresas estão interessadas em incorporar a tecnologia de impressão 3D. No entanto, nem todas contam com conhecimento e tempo suficientes para interromper seus processos e destinar recursos para implementar esta tecnologia.

Por outro lado, a Stratasys pretende contribuir para que as universidades formem profissionais com as habilidades necessárias para lidarem com estas tecnologias, e para que os novos talentos que se inserirem no mercado de trabalho possam contribuir com conhecimento e experiência nas áreas tecnológicas e de processos de manufatura.

Nos últimos anos, alguns centros universitários têm integrado os chamados “Fab Labs”, criados pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Porém, os programas criados por eles contam com impressoras 3D muito pequenas, distantes da realidade da Manufatura Aditiva e da impressão 3D voltadas aos processos de prototipagem e fabricação de peças finais na indústria.

A análise desses desafios e necessidades levou a Stratasys Latam a desenvolver esta estratégia inovadora, pela qual se alia e fornece importante suporte às universidades, contribuindo para as operações de cada Demo Center. Desta maneira, as universidades podem se aproximar das empresas cada vez mais e de forma simples e interativa.

Os principais benefícios que a Stratasys oferece às universidades são:
1. Preço especial nas impressoras
2. Transferência de conhecimentos e tecnologia
3. Descontos significativos nos materiais utilizados pelas impressoras

A Stratasys oferece às universidades diferentes atividades de capacitação e transferência de tecnologia para que as instituições sejam capazes de compartilhá-las com as empresas por meio de Webinars, cursos para profissionais, tours nos escritórios corporativos em Minnesota, seminários e apresentações de aplicativos para a indústria.

“Trabalhamos de perto e de maneira colaborativa para que os resultados sejam um ‘ganha-ganha’ para a Stratasys, universidades e para as empresas”, afirma Anderson Soares, Diretor Comercial da Stratasys no Brasil.

Atualmente, há dois Demo Centers em funcionamento, localizados na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e na Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia. Ambas as instituições dominam a tecnologia da Stratasys e já começaram o processo de oferta de serviços para a indústria. Já a Universidade ITBA da Argentina, a Universidade de Santiago do Chile (USACH) e a Universidade Francisco Marroquín da Guatemala (UFM) adquiriram o equipamento e inauguraram os Demo Centers durante o primeiro trimestre de 2018.

“Um de nossos principais compromissos com os Demo Centers é a transferência de nosso conhecimento sobre a tecnologia de Manufatura Aditiva e Impressão 3D. E é por este motivo que, ao final de 2017, visitamos os escritórios corporativos da Stratasys em Minnesota, EUA, para mostrar novas tecnologias, produtos, materiais, software, novas tendências e objetivos”, comenta Soares. “Foi uma viagem de capacitação para os líderes das universidades. Visitamos a Universidade de Minnesota, que está muito avançada na aplicação da tecnologia de impressão 3D na indústria médica.”

“Após essas visitas, podemos dizer, com orgulho, que as universidades latino-americanas com as quais estamos colaborando não estão distantes da vanguarda. Na verdade, nós temos o melhor equipamento. Nosso verdadeiro desafio é trabalhar cada vez mais com o maior número de universidades. Com certeza, temos o potencial para competir neste mundo tão globalizado”, afirma Soares.

Entre os objetivos do projeto na América Latina estão a realização de intercâmbios e de trabalho colaborativo por parte dos Demo Centers, uma vez que as universidades fornecem um importante feedback que será refletido em melhorias na tecnologia e na qualidade do serviço.

Um dos requisitos para que uma universidade tenha um Demo Center é contar com uma impressora das linhas profissionais Connex ou Fortus. “Desta maneira, as empresas locais terão a possibilidade de contar com o apoio das universidades para conhecer mais sobre a Manufatura Aditiva e Impressão 3D da Stratasys. Pensamos que é mais fácil adotar a tecnologia uma vez que já se tenha confirmado que o processo é seguro e, desta maneira, entender melhor qual será o retorno sobre o investimento (ROI) e os benefícios para o crescimento de seus negócios”, conclui Soares.

FONTE: IT FORUM 360