abr 18

Plataforma digital irá conectar ecossistemas de agtechs no Brasil

Será lançada na ExpoLondrina nesta sexta-feira (13) uma plataforma digital na internet que deverá conectar os ecossistemas de startups do agronegócio, a AgTech Brasil. A plataforma irá inicialmente interligar ecossistemas de Londrina – SRP Valley, da SRP (Sociedade Rural do Paraná) – , Cuiabá (MT), da AgriHub, liderada pelo IMEA -, e Piracicaba (SP) – a AgTech Valley Vale do Piracicaba, da incubadora EsalqTec. O objetivo é facilitar a interação entre os ecossistemas, startups, empresas, investidores, mentores, clientes e interessados.

 O evento de lançamento será às 9h, na Sala VIP, em cima da administração do Parque Ney Braga. O lançamento contará com a presença de representantes dos três ecossistemas: Sérgio Barbosa, gerente executivo da incubadora EsalqTec e coordenador da AgTech Valley; Daniel Latorraca, coordenador da Agrihub; e George Hiraiwa, conselheiro da SRP Valley. O moderador será Luiz Fernando Sá, da Startagro/ Plant Project.

Segundo George Hiraiwa, conselheiro da SRP Valley, um ecossistema de startups do agronegócio é formado por academias, incubadoras, instituições de pesquisa, cooperativas e outras entidades. No caso de Londrina, a cidade conta com a sede do Iapar, um centro nacional de pesquisa de soja na Embrapa, um fundo de investimento (Smart Value), várias cooperativas, empresas do setor, entre outros ativos. Ele lembra ainda que o primeiro hackathon do agronegócio aconteceu na ExpoLondrina em 2016. “Esse é o conceito de um ecossistema, onde todos interagem. Londrina vem se posicionando como um centro formador de startups justamente pelos ativos que tem.”

Na plataforma, todos os agentes do agtech brasileiro poderão se cadastrar para ter acesso a networking, mentorias e conteúdo. “Temos também um projeto audacioso de tentar construir uma agenda única para as agtechs no Brasil”, acrescenta Hiraiwa. A ideia é que mais ecossistemas se unam à plataforma, até mesmo do exterior. Em Cuiabá, o lançamento da Agtech Brasil será no dia 19 de abril, e em Piracicaba, no dia 28 de junho.

FONTE: FOLHA DE LONDRINA