maio 28

Patentes da Tesla revelam segredos do Cybertruck

A durabilidade do Cybertruck é uma das características marcantes da picape elétrica da Tesla. Esta semana, segundo o Teslarati, a montadora de Elon Musk registrou várias patentes relacionadas ao modelo, uma delas se refere ao vidro diferenciado do veículo.

 O documento explica como a Tesla pretende criar vidros automotivos quase indestrutíveis com sua construção em camadas: a primeira reforçada com material resistente e flexível, um revestimento intermediário adesivo com propriedades de absorção de impacto e a última camada externa, composta por um vidro feito de sílica e óxido bórico, que é mais resistente ao choque térmico do que qualquer outro vidro comum.

A patente afirma que o vidro automotivo tradicional pode ser lascado, rachado ou quebrado sem muito esforço. Algo tão pequeno como uma pedra lançada no ar por outro veículo, por exemplo, já é suficiente para causar a substituição de um para-brisa. A Tesla quer evitar isso, pois o procedimento geralmente é caro e complicado.

O Cybertruck não deve ser o único a utilizar a novidade, já que o documento mostra o mesmo tipo de vidro em um carro sedã.

Cybertruck com alcance de 980 km

No evento de apresentação do Cybertruck em 2019, o designer-chefe da Tesla arremessou uma bola de metal no vidro do veículo. A janela acabou se quebrando, algo que ficou marcado após a conferência. Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

A configuração ‘tri-motor’ do Cybertruck foi anunciada com especificações impressionantes, como a capacidade de reboque de mais de 6 toneladas e a velocidade máxima de 210 km/h. O modelo, segundo as estimativas da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), terá cerca de 800 km de autonomia. Algo que já seria notável, considerando o tamanho e o peso do veículo.

No entanto, de acordo com o Teslarati, outra patente registrada recentemente pela Tesla fornece mais dicas do alcance real da picape. Segundo o documento, o Cybertruck tri-motor foi listado com 980 km de autonomia.

Uma picape totalmente elétrica com esse alcance pode estabelecer o nome da Tesla neste segmento, mesmo com concorrentes de peso ​​como a Ford F-150 Lightning, com uma autonomia mais modesta de 480 km.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/28/carros-e-tecnologia/patentes-da-tesla-revelam-segredos-do-cybertruck/