Número de startups e PMEs do setor público cresce 6x em 4 anos

Ohub de inovação BrazilLAB e a Oracle lançaram recentemente um estudo completo sobre empresas brasileiras focadas em tecnologia para o setor público. Com dados acumulados entre 2022 e 2023, o Mapa Govtech – Brasil 2024 mostra que mais de 470 startups e PMEs oferecem atualmente soluções para desafios públicos. O número é quase seis vezes maior do que a quantidade de empresas mapeadas em 2020.

A região Sudeste é a com maior número de govtechs (51,79%), seguida das regiões Sul (21,47%), Nordeste (14,32%), Centro-Oeste (8,63%), e Norte (2,53%). Dentre as mais de 470 empresas mapeadas, 30 foram classificadas na lista de startups e PMEs de destaque, e 55 foram incluídas na lista “Para Ficar de Olho”, a partir de critérios como número de contratos com o Poder Público e quantidade de investimentos captados. Shopping do Cidadão, UniverSaúde e SmartTOUR são algumas das govtechs citadas no estudo que têm se destacado no ecossistema brasileiro.

Além disso, o Mapa GovTech identificou mais de 330 iniciativas de inovação do poder público no Brasil, como laboratórios de inovação a programas de inovação aberta, listando todas essas iniciativas e apresentando 30 delas de maneira mais detalhada no estudo. A maioria das iniciativas está vinculada ao Poder Executivo (55,92%), em seguida ao Judiciário (33,43%) e, por último, ao Legislativo (3,85%).

“O Mapa GovTech tem uma importância fundamental por ser a mais abrangente radiografia já feita sobre o estágio atual do ecossistema de startups e iniciativas do Poder Público ligadas à temática de inovação e transformação digital. Esperamos qualificar o debate público relacionado à pauta Govtech no Brasil, ampliando as conexões público-privadas tão necessárias para o avanço dessa agenda”, afirma Guilherme Dominguez, autor do estudo e CEO do BrazilLAB, em nota.

O relatório apresenta ainda as principais mudanças recentes na legislação brasileira que impactaram o setor, destacando a adoção do novo tripé regulatório Govtech (Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador, Lei de Governo Digital e Nova Lei de Licitações), além de informações sobre o fluxo de investimentos nesse ecossistema, indicando ainda oportunidades, desafios e tendências no setor para os próximos anos.

“O compromisso de longa data da Oracle com o setor público brasileiro e a colaboração com empresas do setor refletem nosso propósito de promover a transformação digital centrada no cidadão e apoiar o progresso do país, por isso é apoiadora desse projeto desde o seu nascimento”, acrescenta Maria Carolina Faria, gerente de Alianças e Parcerias na Oracle. “Govtechs representam um catalisador essencial para a modernização do setor público. Quando essas empresas conseguem se integrar, elas não apenas trazem inovação, mas também desafiam as estruturas tradicionais, acelerando o processo de entrega de serviços e melhorando a vida dos cidadãos de forma significativa”, complementa.

Para baixar o estudo completo, acesse este link.

FONTE: https://startups.com.br/govtechs/numero-de-startups-e-pmes-do-setor-publico-cresce-6x-em-4-anos/