Novo app ajuda a monitorar posições e projetos de políticos brasileiros

Poder do Voto permite escolher um deputado e até três senadores para acompanhar suas posições, expressas pelos seus votos nas comissões e no plenário, ao longo do mandato

Um novo aplicativo se propõe a aproximar o eleitor brasileiro dos representantes políticos que eles elegeram. Chamado de “Poder do Voto”, a aplicação já pode ser baixada para aparelhos Android e iOS e seu download e uso são gratuitos. O app permite escolher um deputado e até três senadores para acompanhar as suas posições, expressas pelos seus votos nas comissões e no plenário, ao longo do mandato. Sempre que um projeto de lei relevante estiver próximo da fase de votação na Câmara ou Senado, os usuários serão estimulados a manifestar suas opiniões e os parlamentares receberão diariamente um relatório com o consolidado dessas opiniões.

A ferramenta foi criada pela Associação Poder do Voto, um projeto sem fins lucrativos encabeçado por Mario Mello, ex-diretor geral do PayPal para a América Latina, Paulo Dalla Nora, empreendedor ligado a inovação em energia renovável, e Gustavo Castro, fundador do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados.

Segundo Mello, algumas leis relevantes que estarão em discussão na volta dos trabalhos no Congresso Nacional já poderão ser acompanhadas a partir desta semana por meio do aplicativo. Para ele, o contato do usuário com a ferramenta será importante para aculturamento das pessoas e a evolução do próprio sistema, que utiliza inteligência artificial, big data e interação via API com o Congresso Nacional.

“Os eleitores já começarão a experimentar a sensação de uma atuação mais efetiva na política. Enquanto isso, vamos monitorar as interações para evoluir a dinâmica do funcionamento e a necessidade de algum ajuste para oferecer a máxima efetividade no período pós eleição, que é o momento no qual acreditamos que o aplicativo poderá impactar a política de uma forma verdadeiramente transformadora”, disse Mello.

Por meio do Poder do Voto os usuários poderão apontar se são favoráveis ou contrários aos projetos e depois compararem seus posicionamentos com os votos reais dos congressistas. A ideia é ter uma ferramenta que permita medir com maior consistência se os parlamentares estão ou não defendendo os seus ideais no exercício dos mandatos.

Através de seus telefones celulares, os usuários poderão dizer como querem que os deputados e senadores votem em cada situação e avaliar o quanto isto estará sendo feito como critério para escolha em futuras eleições. O aplicativo permite ainda aos parlamentares uma aproximação direta com seus eleitores, conhecendo suas opiniões e podendo inclusive explicar seus posicionamentos diretamente a eles, sem a necessidade de intermediários, como a imprensa, por exemplo”, explica a associação.

De acordo com comunicado enviado à imprensa, o aplicativo e a associação não possuem filiação partidária e é mantido por doações de pessoas físicas e não tem fins lucrativos. A associação informa que os dados colhidos “não poderão ser vendidos nem cedidos a nenhum partido político, candidato ou instituto de pesquisa e são propriedade exclusiva da Associação Poder do Voto, sem fins lucrativos”.

FONTE: IDG NOW!