5G no Brasil: 59% das cidades mais populosas ainda não estão adaptadas

Pesquisa aponta práticas em desacordo em cidades de todas as regiões do país.

Uma pesquisa realizada pela Conexis Brasil Digital revela um dado alarmante: a maioria das cidades mais populosas do Brasil ainda não estão adaptadas para receber o 5G. Das 326 maiores cidades do país, 59% dificultam a chegada da tecnologia, seja com licenças extras para instalação da infraestrutura necessária ou descumprindo normas já estabelecidas.

Descobertas do estudo sobre 5G no Brasil

  • O levantamento também aponta que metade dos municípios analisados descumprem o prazo de 60 dias proposto para instalação de novas estações, estendendo o tempo para três ou até seis meses.
  • O prazo de licença para explorar a tecnologia é outro ponto em destaque.
  • Em 55% das cidades o prazo é de menos de 10 anos, caindo para apenas 1 ano em 10% dos municípios.
  • Por fim, vale mencionar ainda a cobrança por uso de espaço público, que acontece em 63% das cidades analisadas.

O Ministério das Comunicações diz que é preciso continuar incentivando a mudança nas leis municipais que ainda inviabilizam a instalação do 5G. “Tentamos atuar em parceria com os governos e municípios para a gente conseguir avançar a implantação do 5G“, disse o ministro Juscelino Filho, em pronunciamento na Premiação das Cidades Amigas do 5G 2024.

Considerando as regiões, Norte e Nordeste são as que ainda esbarram em mais barreiras para o avanço do 5G, acrescentou o ministro.

Melhores cidades para o avanço do 5G por região

Em 2024, a Conexis também listou e premiou as melhores cidades para o avanço da tecnologia. O ranking por região ficou assim:

Posição Região Cidade Estado
1 Sul Arapongas Paraná
2 Sudeste Murié Minas Gerais
3 Centro-Oeste Jataí Goiás
4 Norte Rio Branco Acre
5 Nordeste Açailândia Maranhão
Arapongas aparece em destaque por respeitar prazos e adotar medidas que geram menos dificuldades para as empresas de telecomunicações. Fonte: Conexis Brasil Digital

No ranking geral, Arapongas (PR) também aparece na ponta, seguido por Apucarana (PR) e Muiraé (MG). Aparecem nas últimas posições: Votorantim (SP), Bacabal (MA) e Guarapari (ES). Veja a lista completa aqui.
FONTE: https://olhardigital.com.br/2024/05/22/pro/5g-no-brasil-59-das-cidades-mais-populosas-ainda-nao-estao-adaptadas/