Maior empresa de drones da América Latina apresenta nova geração de hardware na DroneShow Robotics 2024

Desenvolvimento 100% nacional verticalizado pela XMobots, a 7ª geração apresenta grandes melhorias em robustez, confiabilidade e manutenibilidade.

A XMobots, a maior empresa de drones da América Latina e sexta maior do mundo, se prepara para apresentar mais uma inovação dentro do segmento, na nova edição da DroneShow Robotics, que acontece de 21 a 23 de maio, em São Paulo (SP).

A empresa está exibindo neste evento, pela primeira vez, a 7ª geração do sistema aviônico de drones, que inclui navegação por GNSS/INS, Air data Unit, Autopiloto, Flight Control Unit, Air Data Terminal, entre outros, que em conjunto, é chamado de AMS (Automatic Management System).

A primeira versão apresentada é a AMS25G dedicada ao RPAS Nauru 500C.

“Esta versão do sistema de hardware e software é fruto de dois anos de desenvolvimento e de 19 anos de tecnologia acumulada. É uma evolução em termos de robustez, confiabilidade e manutenibilidade, resultando em elevada disponibilidade para plataformas VTOL (Vertical Take-Off and Landing) como o Nauru 500C. Estamos desenvolvendo essas gerações de hardware desde 2004 e esse lançamento nos permite executar voos mais complexos, a listar:- voos em ambientes mais agressivos (maior tolerância a chuva e salinidade);- operações de maior altitude (menores temperaturas);- voos diurnos e noturnos (sistema de navegação e anticolisão);- operações em classes de espaço aéreo controlados (até B);- voos em maior distância;- operações em maior autonomia”,

destaca o CEO da XMobots, Giovani Amianti

Ainda segundo Amianti, o hardware é totalmente novo, com processador multi-core com seis vezes a capacidade de processamento da geração anterior, permitindo rodar um Hard-RTOS e algoritmos de inteligência artificial, navegação e controle mais complexos. Além disso, o AMS25G apresenta coprocessador de tempo real.

A solução processador e coprocessador permitiu melhorar em mais de dez vezes a precisão temporal das tarefas de processamento. Os sinais, terra e alimentação dos periféricos do AMS são todos isolados entre si, impedindo que uma falha (exemplo: sobretensão, sobrecorrente, curto, ruído, entre outros) de um subsistema gere pane em outro subsistemas.

Tanto módulo central AMS como periféricos (exemplo: ADTU – “Air Data Terminal Unit” e GMDU – GNSS and Magnetometer Data Unit), são protegidos por cases e conectores IP65 interligados em topologia estrela ponto a ponto, facilitando a manutenibilidade, com a troca de unidades sendo simples e robusta a erros, podendo ser realizada diretamente no campo.

Já o software acompanhou a evolução do hardware, entregando soluções mais avançadas. O novo sistema de navegação redundante é mais confiável, já que roda em paralelo dois filtros de tecnologias dissimilares. Esse sistema de guiamento é mais eficiente, otimizando, assim, as trajetórias 3D com base em balanço de energia, sendo mais robusto e mais tolerante a distúrbios atmosféricos.

O novo software de tempo real é resultado da refatoração integral de todas as gerações de software com melhorias significativas em arquitetura e implementação, com determinismo temporal de todas as unidades do sistema.

A expectativa é que a AMS25G trará um nível de robustez, confiabilidade e manutenibilidade para drones VTOL sem precedentes.

Curso de Drones no Agronegócio e Florestal

Além da exposição de produtos na feira, o CEO da XMobots, Giovani Amianti, ministrará a oitava edição do curso voltado para o aprimoramento no uso de drones dentro da Agricultura e Florestal. O mesmo já é um grande atrativo do evento, sendo oferecido desde 2015. O objetivo da exposição é explorar os ganhos de produtividade, redução de custos e a captação de dados para análise e tomada de decisão.

“A expectativa sempre é muito boa, pois esse é um curso que destaca os vários empregos dos drones. As aulas são dinâmicas e interativas, o que permite que os alunos possam aprender comigo e que eu também possa conhecer novas perspectivas através da experiência de cada um deles”,

reforça Giovani.

O curso de Drones no Agronegócio e Florestal será realizado no dia 22 de maio, nessa quarta-feira, das 8h30 às 12h30. Mais informações podem ser encontradas através deste link.

XMobots é sucesso e bate recordes na Agrishow 2024

Na última edição da Agrishow, realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, a XMobots teve uma participação histórica no evento sediado em Ribeirão de Preto, no interior de São Paulo. A empresa obteve recorde de vendas e vistas ao estande, e um dos motivos foi o lançamento do SPAD 150. Apresentado como a solução completa para o agronegócio, a plataforma permite o voo simultâneo de dois drones de pulverização e a preparação automatizada da calda com controle de voz, facilitando o trabalho do piloto. Ainda durante a Agrishow 2024, a empresa apresentou mais duas novidades. Os drones de pulverização agrícola, DJI AGRAS T25 e T50, agora, são parte do portfólio da empresa e já estão disponíveis para venda.

DroneShow Robotics 2024

Marcada para os dias 21, 22 e 23 de maio, em São Paulo, a DroneShow reúne fabricantes e importadores de drones. Dentro do evento, o visitante tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias e as últimas tendências do mercado. Além disso, cursos, fóruns e seminários vão movimentar os três dias de feira. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), MD (Ministério da Defesa) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estão confirmados no evento.

FONTE: https://mundogeo.com/2024/05/22/maior-empresa-de-drones-da-america-latina-apresenta-nova-geracao-de-hardware-na-droneshow-robotics-2024/