Na Americanas, e-commerce é ‘atropelado’ pelo escândalo e encolhe dois terços

Sites da varejista perderam 66 milhões de acessos mensais.

A operação de e-commerce da Americanas foi praticamente atropelada pelo escândalo de fraude protagonizado pela varejista. Segundo dados da consultoria SimilarWeb compilados pelo BTG Pactual em relatório, o número de visitas mensais nos três sites da companhia — Americanas, Submarino e Shoptime — despencou 64,6% em um ano.

Os sites receberam 36,3 milhões de visitas em agosto, contra 102,5 milhões um ano antes. Com isso, foi ultrapassado pelo site das Casas Bahia (42,3 milhões). O site Americanas.com em si já recebe menos visitas que o Netshoes, do grupo da Magalu — 31,1 milhões contra 31 milhões.

Enquanto os sites da Americanas encolheram dois terços, o restante dos sites de e-commerce pesquisados apresentou alta de 1,3% no período. O líder foi o Mercado Livre, com 243,9 milhões de visitas mensais, praticamente o mesmo número de um ano antes. Mas a Amazon aumentou em 24% suas visitas no período, para 184,4 milhões.

Com todo o debate sobre taxação de importados, os acessos à Shopee caíram de 97,8 milhões para 76,3 milhões por mês, segundo o relatório.

O relatório do BTG Pactual não considerou a Shein, que atua com foco em vestuário.

FONTE: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2023/10/na-americanas-e-commerce-e-atropelado-pelo-escandalo-e-encolhe-dois-tercos.ghtml