Museu da Ciência Robótica de Seul será construído por… robôs

O escritório turco Melike Altınışık Architects (MAA) venceu um concurso internacional para o projeto do Museu de Ciências Robóticas de Seul, Coréia do Sul. Organizada pelo Governo Metropolitano de Seul, o concurso exigiu um projeto “inédito”, voltado a apoiar a formação em robótica e aumentar o interesse público pelo tema.

Os princípios da robótica, ciência, tecnologia e inovação moldaram todos os aspectos do projeto, desde a forma e estrutura até o material e operação. O escopo principal do museu é “criar um universo próprio para robôs e seus visitantes”, e o edifício se manifesta como uma estrutura esférica, não-direcional.

Quando concluído, terá como vizinho o Museu de Arte Fotográfica, ambos localizados dentro do distrito cultural de Chang-dong, na região norte da capital sul-coreana. A forma esférica não-direcional do esquema foi empregada para possibilitar uma ampla variedade de conexão com espaços públicos, além de atender a requisitos funcionais e condições de conforto espacial.

Guardar no Meu ArchDaily

© Melike Altınışık Architects

© Melike Altınışık Architects
Guardar no Meu ArchDaily

© Melike Altınışık Architects

© Melike Altınışık Architects

O museu serve como base para difundir a cultura científica, permitindo que os visitantes experienciem as mais recentes tecnologias robóticas, incluindo IA, realidade virtual e aumentada e hologramas. O projeto é, portanto, focado no desenvolvimento de uma linguagem arquitetônica que reflita e incorpore tecnologias de fabricação de ponta e metodologias robóticas de construção. Robôs serão empregados na montagem da fachada curvilínea do museu, assistidos por sistemas BIM para moldar, montar, soldar e polir as placas de metal. Enquanto isso, outro grupo de robôs fará impressões 3D de elementos concretos para o projeto paisagístico. Esse processo de construção semi-automatizado, portanto, cria uma espécie de unidade entre forma e conteúdo do museu.

O novo Robot Science Museum (RSM), que desempenha um papel de catalisador no avanço e na promoção da ciência, tecnologia e inovação em toda a sociedade, não apenas exibirá robôs, mas eles também estarão a cargo do design, fabricação, construção e serviços. Em outras palavras, o RSM inaugurará sua “primeira exposição” com “sua própria construção” feita por robôs.

– Melike Altınışık

A construção do museu deve começar no início de 2020, com conclusão e abertura oficial prevista para o final de 2022.

© Melike Altınışık Architects

Recentemente, a robótica foi um dos temas apontados entre as tendências da arquitetura em 2019, tanto na indústria da construção quanto no cotidiano.

FONTE: ARCHDAILY