mar 04

John Deere cria tecnologia para ajudar pequeno agricultor com tratores na África

Confira a inovação da John Deere ao criar uma tecnologia para ajudar pequeno agricultor com tratores na África. Empresa promete uma solução para quem não tem poder aquisitivo o suficiente ou não possui escala.

A proposta da John Deere é criar um “Uber dos tratores” para pequenos produtores. A implantação do serviço será na África e a empresa está apostando que os agricultores chamem tratores ao toque de um botão no smartphone. O objetivo é aumentar à venda de tratores da empresa norte-americana, mas como fazer isso se a maioria dos potenciais clientes não possui escala para justificar o investimento? Fonte: John Deere cria tecnologia para ajudar pequeno agricultor com tratores na África

O continente africano é conhecido por possuir um nível alto de pobreza e um setor agrícola pouquíssimo mecanizado. A solução que a John Deere encontrou foi conectar os proprietários de tratores com pequenos agricultores. A plataforma desenvolvida para isso chama-se Hello Tractor, onde instala-se uma pequena caixa preta embaixo do painel do trator e dessa forma é possível pedir o trator através de um aplicativo. Fonte: John Deere cria tecnologia para ajudar pequeno agricultor com tratores na África

Aplicativo desenvolvido pela John Deere para a sua plataforma chamada Hello Tractor. Fonte: Reuters

Jacques Taylor, responsável pelos negócios da empresa desenvolvedora de máquinas agrícolas na África subsaariana disse ao site Reuters:

“Gostaríamos de ver que todo agricultor tenha acesso à mecanização. A lacuna que identificamos é: como conectamos pequenos agricultores aos proprietários de tratores?”

John Deere promete auxiliar os pequenos produtores no financiamento bancário

Os pequenos produtores sofrem com a baixa renda, pequenas propriedades e falta de financiamento bancário. De acordo com a John Deere, a companhia promoverá auxílio no quesito de financiamento. A empresa disse ao site Reuters que é possível utilizar-se dos dados coletados da plataforma Hello Tractor para mostrar detalhes de como os agricultores estão utilizando os tratores. Com esta informação, os pequenos fazendeiros que não possuem histórico de crédito poderão demonstrar que possuem capacidade para lidar com os empréstimos bancários e assim conseguir a aprovação.

Caixa embaixo do painel do trator para enviar e coletar informações para a plataforma Hello Tractor. Fonte: Reuters
Caixa embaixo do painel do trator para enviar e coletar informações para a plataforma Hello Tractor. Fonte: Reuters

Com a possibilidade de empréstimo, há um aumento da chance de futuramente os pequenos produtores realizarem a compra de tratores da John Deere. Ou seja, a empresa irá ajudar com a tecnologia, possibilitando a chance de crescimento do negócio dos pequenos agricultores, e em contra partida os fazendeiros irão aumentar o número de venda de tratores.

Atualmente a John Deere conta com 400 tratores com a plataforma Hello Tractor no Gana e no Quênia. Assista abaixo um vídeo feito pela Reuters demonstrando a tecnologia:

FONTE: OFICINA DA NET