jan 11

Inteligência Artificial é a tecnologia que mais assusta os profissionais de marketing

Em 2018, quais são as novas tecnologias e tendências que estão prestes a ocupar posição de destaque ao longo do ano? Difícil saber, mas uma pesquisa recente da Conductor, empresa líder em marketing orgânico, apontou qual delas os profissionais do marketing sentem-se mais despreparados para lidar: a Inteligência Artificial ocupou o topo do ranking.

Como parte do estudo, a Conductor identificou 4 tendências-chave e pediu a 500 entrevistados da indústria de marketing que identificassem aquela que eles sentem-se menos preparados. A Inteligência Artificial foi citada por cerca de um terço (34%) dos entrevistados.

Pesquisas da Salesforce descobriram que cerca de metade das empresas em todo o mundo já estão usando a inteligência artificial em seus esforços de marketing. E a AI é a ferramenta ou tecnologia de marketing de mais rápido crescimento em termos de uso planejado, com outros 27% esperando adotá-la a serviço do marketing nos próximos dois anos.

A Inteligência Artificial vem sendo usada em áreas como SEO e e- mail , e também é considerada uma das tendências online mais importantes e que afetarão a experiência do usuário nos próximos 5 anos.

Muito próximo à AI, cerca de 3 em cada 10 entrevistados apontaram a Realidade Virtual (VR) / Realidade Aumentada (AR) como a tendência para a qual eles se sentem mais despreparados em 2018.

Enquanto isso, um número significativo (23%) de respondentes revelou que a Pesquisa por Voz é a tendência para a qual eles se sentem mais preparadas em 2018. Com a penetração do Smart Speaker pronta para atingir um marco importante nesta temporada de férias, isso parece ser uma tendência particularmente rápida, especialmente quando o Google relata que a busca por voz já representa 1 em cada 5 pesquisas .

Outros destaques da pesquisa

– Mais de 7 em cada 10 entrevistados revelou usar pelo menos 6 tecnologias de marketing diferentes.

– Aproximadamente 9 em cada 10 entrevistados  introduziram pelo menos uma nova tecnologia de marketing este ano.

– Dois terços dos executivos de marketing preveem gastar mais em marketing neste ano, incluindo 44% que esperam que seus orçamentos aumentem em mais de 10%.

O estudo completo está disponível para download no link https://www.conductor.com/learning-center/marketing-and-technology-study-2018/

Os resultados da pesquisa são baseados na resposta de 500 executivos de marketing de B2B (29%), B2C (14%) e empresas B2B e B2C (26%), junto com agências, editores e outros.

FONTE: E-COMMERCE NEWS