maio 08

Huawei poderá apresentar a primeira televisão 8K com ligação 5G

Consegue imaginar-se a fazer downloads de conteúdos de elevada qualidade extremamente rápido? Isso irá ser possível se a Huawei lançar a sua nova televisão.

Ao que tudo indica, a Huawei tem estado a trabalhar numa televisão 8K com conectividade 5G. A companhia chinesa que tem, ao longo dos últimos anos, vindo a desenvolver os próximos chips 5G para todo o tipo de equipamentos — antenas, routers, modems e smartphones.

Diversas companhias haviam pensado nesta ideia, no entanto, quase todas abandoram a ideia. Ao apostar nisto, a Huawei tornar-se-ia pioneira na inclusão do 5G em televisores domésticos. Isto permite downloads extremamente rápidos de, por exemplo, conteúdo de realidade virtual (que são bastante “pesados” aquando de fazer o download) e outros dados como filmes em resoluções 4K ou até mesmo 8K, que mesmo compactados, são enormes. Contudo, serão necessários routers que acompanhem esta velocidade, senão torna-se errada a decisão de compra destes televisores.

As alegadas polémicas relacionadas com a segurança dos seus equipamentos (suspeitos de espionagem para o governo chinês) e da proibição nos Estados Unidos, a Huawei continua popular na Europa e Ásia. Em 2017, a empresa chinesa ultrapassou a americana Apple, conquistando o 2° lugar de mais vendidos no mundo ficando, apenas atrás da coreana Samsung.

Até ao momento existem ainda poucos canais 4K (tendo aumentado exponencialmente nos últimos dois anos). Recentemente, apenas dois canais japoneses conseguiram transmitir conteúdos em 8K. Algumas marcas como, a Sony e a Samsung começaram a comercializar as suas televisões nestas resoluções, mas os seus preços ainda são demasiados elevados para o público. A acrescentar a tudo isto, a próxima geração de PlayStation é esperada com suporte a 8K.

Por agora, ficamos apenas a aguardar novas informações sobre este novo evento para o mundo da tecnologia 5G e dos equipamentos conectados. Isto, num mundo em que tudo se encontra conectado via Internet — frigoríficos, computadores, automóveis, entre outros eletrodomésticos inéditos.

FONTE: MAIS TECNOLOGIA