mar 18

Huawei lança primeira rede determinística de telecomunicações para 5G

Nesta semana, a Huawei anunciou a primeira rede determinística de telecomunicações voltada para a tecnologia 5G. Com o nome de “5GDN”, a solução fornece conectividade e experiência de uso considerados diferenciados, além de garantir o cumprimento do Acordo Nível de Serviço (SLA) para todos os setores.

A empresa entende ser fundamental haver uma rede de quinta geração determinística, dentro de um ambiente de Transformação Digital, pois ela aposta com precisão o tempo necessário para transferência de dados. O processo usa técnica de multiplexação de tempo fixo, ou seja, cada canal recebe um pacote pré-determinado e permanente de dados.

“A Huawei trabalhará fortemente com parceiros para promover o consenso e acelerar o desenvolvimento do setor de telecomunicação, além de inovar serviços, construir um sistema forte de 5G e impulsionar novas oportunidades de negócios para o 5G.”

Principais características

A fabricante chinesa lista quatro principais características do 5GDN. A primeira é ter uma nuvem nativa, capaz de unificar a infraestrutura cloud de telecomunicações e suportar os mecanismos que atendam aos requisitos das redes centrais e de borda.

A segunda consiste em um núcleo que permite aperfeiçoa o desempenho do sistema e garante a evolução do software durante a migração de redes 2G, 3G e 4G para o 5G, ao herdar todos os microsserviços existentes.

O 5GDN também consegue realizar operação em tempo real, uma vez que o mecanismo de automação da rede principal integra outras funções e aproveita recursos programáveis de fluxo de trabalho, dados nativos e Inteligência Artificial para tornar a rede principal 5G mais inteligente, simplificada e ágil nas tarefas.

Por último a rede determinística fornece alto desempenho da Computação de Borda (edge computing), a fim de gerar baixa latência e criar um ecossistema com base em conectividade e computação aprimoradas, colaboração na nuvem e integração rápida de serviços de terceiros.

FONTE: TT