dez 01

Holandeses criam almofada para reduzir o consumo de soníferos

A lógica de “nada como uma boa noite de sono para resolver problemas” poderá, em certas ocasiões significar “nada como criar uma boa noite de sono para criar oportunidades”. É o caso de um conjunto de alunos da Universidade holandesa de Delft que acaba de criar uma almofada tecnológica cujo objectivo passa por diminuir drasticamente o recurso a comprimidos para dormir. Foi dessa forma que nasceu o conceito Somnox, um robot que promete acabar com o recurso a fármacos para adormecer.

Uma campanha de crowdfunding foi lançada para que os investigadores deste conceito pudessem comercializar o produto que, ao ser abraçado pelo utilizador, ajuda a ajustar o ritmo de respiração, circunstância que, segundo vários estudos, favorece uma boa noite de sono. O robot dispõe de um mecanismo interno que simula os movimentos respiratórios de expansão e contracção dos pulmões, fomentando um estado de relaxamento induzido.

De acordo com o portal The Verge, os criadores da Somnox arrecadaram, até ao momento, mais de 140 mil euros. O acesso a esta almofada? Muito simples: em troca de uma doação de 600 dólares na plataforma de crowdfunding, receberá um modelo.

FONTE: maistecnologia.com